Estado abre 3.676 vagas em cursos gratuitos

Quem deseja aprender uma profissão tem, a partir de hoje, oportunidade de disputar vagas em 40 cursos rápidos e de graça. Até o próximo dia 27, estão abertas as inscrições para mais de 3 mil vagas ofertadas pelo programa Qualificar ES, do governo do Estado.

São cursos para profissionalização em variadas áreas, como de garçom, recepcionista, editor de vídeo e agente de saúde.

O programa será dividido em quatro etapas. A primeira fase aberta hoje,terá 3.675 vagas e é destinada aos municípios de Serra, Viana, Cariacica, Aracruz e Santa Leopoldina.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje até o dia 27 deste mês pelo site do programa www.qualificar.es.gov.br.

A segunda etapa começa no próximo dia 21 e segue até 2 de fevereiro para os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, João Neiva e Linhares.

Os requisitos são ter idade mínima de 16 anos (exceto para a área de saúde,cuja idade mínima sobe para 18 anos), morar no município em que o curso será realizado e ser alfabetizado.

A terceira fase será voltada para cursos on-line,que poderão ser feitos em qualquer município do Estado, com inscrições que vão do dia 28 deste mês a 10 de fevereiro.

Nesta modalidade, são 10 mil vagas, em 10 opções de cursos. As aulas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do programa, com videoaulas e material didático 100% digital.

Já a quarta e última fase deste ano será na modalidade semipresencial, com inscrições que começam a partir do dia 4 de fevereiro e vão até o dia 16 do mesmo mês, no site do programa.

Serão 200 vagas, divididas entre os municípios de Vila Velha, São Mateus e Montanha.

Segundo a secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, o objetivo do Qualificar ES é ampliar as possibilidades de renda dos capixabas.

"O programa visa fornecer subsídios para sua inserção no mundo do trabalho, através de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendam à vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa", explicou.

Ao todo, serão oferecidas 16 mil vagas nas quatro etapas do programa.


Fonte: Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia


Postagem Anterior Próxima Postagem