Homem desenvolve doença cardíaca após 'cutucar' o dente para remover pipoca



O britânico Adam Martin teve que passar por uma cirurgia no coração após cutucar o dente com objetos para remover uma casquinha de milho de pipoca presa no local. O que era para ser simples de resolver acabou se tornando um quadro grave. Pois, ao invés de usar um simples fio dental, Adam utilizou uma tampa de caneta, um pedaço de arame e até um prego para tentar tirar o alimento do dente. 
Poucos dias depois o britânico já se encontrava com dores, fadiga e cefaleia. O caso aconteceu em Cornwall, no Reino Unido, e foi relatado pelo site Cornwalllive.
Ao ser diagnosticado foi constatado que o britânico estava com um sopro no coração decorrente de uma endocardite. A dentista Catarina Riva explica que a doença ocorre quando bactérias que estão na boca caem na corrente sanguínea e migram para o coração. “A endocardite pode acontecer de maneira súbita ou com uma progressão lenta, dependendo do que está causando a doença e até das condições de saúde do paciente. Provavelmente essa pessoa deve ter provocado um trauma na região, que ficou exposta a microrganismos que caíram na corrente sanguínea e de lá se instalaram no órgão”, disse.
O tratamento da doença consiste na administração de antibióticos para combater a infecção, bem como em alguns casos a internação e até cirurgia no coração, como foi o caso de Adam. “É uma condição grave e que pode trazer muitos transtornos e provocar morte ou um trauma permanente. Pessoas com problemas cardíacos, cáries, gengivite ou doenças periodontais estão no grupo de risco dessa doença se elas não forem tratadas”, alerta a especialista.
Catarina Riva lembra ainda que o melhor a se fazer é prevenir. Cuidados com a higiene bucal são fundamentais para reduzir o risco de desenvolver a endocardite. “Escovar os dentes ao menos três vezes por dia, usar fio dental e fazer limpezas regulares no dentista são algumas formas. Sempre alerto para os meus pacientes que a boca é a porta de entrada do nosso organismo, então tem que cuidar”, orienta.

Fonte: Folha Vitoria




Postagem Anterior Próxima Postagem