Nesta quinta-feira, 1º, foi inaugurada em Colatina a base descentralizada do Samu, que passa a integrar a rede de atendimento a emergências no município. Também foram entregues três ambulâncias, sendo duas unidades básicas e uma avançada, que conta com UTI e médico 24 horas. Agora, o Samu passa a ter 96% de cobertura na região noroeste, estando presente em 14 municípios através do Consórcio Cim Noroeste.
Na inauguração também foram iniciados os testes de simulação de atendimento, com as equipes treinando socorro de vítimas de acidente de trânsito. Outras ações vão ocorrer durante a semana em toda cidade para treinamento e conhecimento da região. As equipes de atendimento do Samu em Colatina já contam com mais de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e condutores.
Lembre-se: para chamar o Samu basta uma ligação: 192. Acione o serviço com responsabilidade e evite trotes.
Estiverem presentes o vice-prefeito, secretário municipais, vereadores, deputado estadual, representantes do Corpo de Bombeiros e do Consórcio Cim Noroeste.
SAMU para Todos
O programa Estadual SAMU para Todos foi instituído pelo Governo do Estado em 2019, por meio do decreto N° 4.548-R. O objetivo é garantir assistência pré-hospitalar móvel de urgência para 100% da população capixaba.
Atualmente, o serviço está presente em 56 municípios do Estado, representando uma cobertura populacional de, aproximadamente, 87%. Para atender à demanda em tempo oportuno, são 86 unidades móveis de atendimento, sendo 66 Unidades de Suporte Básico e 20 Unidades de Suporte Avançado.
Quando acionar o SAMU 192
Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o serviço em casos de:
– Parada cardiorrespiratória;
– Dor forte no peito (infarto);
– Dificuldade de respirar/engasgo;
– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
– Intoxicação (envenenamento);
– Queimadura grave;
– Choque elétrico;
– Acidente de trânsito com vítima;
– Queda grave e fratura;
– Afogamento;
– Surto psiquiátrico;
– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;