FAKE NEWS | Justiça determina que Soraya Manato apague postagens falsas de rede social


Nesta sexta-feira (24), o poder judiciário do Espírito Santo (ES) decretou que a deputada federal Soraya Manato (PSL) apague as publicações feitas em suas redes sociais com notícias falsas sobre desvio de dinheiro público na área da Saúde do Espirito Santo.


As postagens no instagram e facebook feitas pela deputada diziam que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) havia sido alvo de 60 mandados de prisão da Operação Reditus por desvio de R$ 1,2 bilhão. Ao contrário do escrito pela deputada, a ação ocorreu no Pará e devido a ela, foram expedidos mandados de prisão em diferentes estados.

A liminar expedida pela juíza Heloisa Cariello, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos, Meio Ambiente e Saúde de Vitória, também obriga ao Facebook (Facebook Serviços Online do Brasil) a excluir as publicações realizadas por Manato.

Alteração do título
Para dar veracidade ao que ela divulgou, Soraya alterou o titulo da notícia veiculada pela CNN Brasil. Nela, é trocado “Pará” por “Espírito Santo”. Devido a isso, dezenas de seguidores passaram a atacar as estruturas do Estado, principalmente a Sesa e ao Chefe do Poder Executivo.

No documento, a juíza ainda esclarece não interferir na liberdade de expressão da deputada, já que o escrito por Soraya não corresponde com a realidade e afetou terceiros.

“Por igual, vislumbro fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, visto que, se não removida ou indisponibilizada, de imediato, a postagem que veicula informação aparentemente falsa, permanecerão sendo atingidas as estruturas orgânicas do Estado do Espírito Santo, especialmente dos agentes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), de modo a desmoralizá-los e desacreditá-los perante a sociedade capixaba”, delibera Cariello no documento.

Fonte: Rede Sim Notícias




Postagem Anterior Próxima Postagem