Vitória fez campanha para mudar o significado de Síndrome de Down, que era categorizada como doença no Google - Foto: reprodução |
Após uma mobilização na web, a influenciadora Vitória Mesquita, uma jovem de 22 anos, conseguiu que o buscador alterasse de “doença” para “condição genética”, o significado de Síndrome de Down.
Com a campanha #AtualizaGoogle, ela viralizou, conseguiu chamar atenção da equipe do maior site de buscas do mundo e o termo foi alterado!
Segundo Vitória, essa é uma conquista que deveria ser comemorada por todos, já que os resultados criam “um estereótipo falso, ainda gerava capacitismo, ao fazer com que a sociedade veja essas pessoas como menos capazes”.
“Imagine um jovem que fazia pesquisa sobre a condição de um colega de classe com Down e lê que ele é uma pessoa doente e com distúrbio? Ou mesmo uma mãe à espera de uma criança com síndrome de Down imaginar que terá um filho doente e que a culpa seria dela? As informações, como estavam na plataforma, levavam algumas pessoas a pensarem dessa forma”, ensinou a influencer.
Conteúdo de parceiros
O Google aceitou a mudança e justificou o erro anterior. Disse que todo conteúdo destacado nos painéis de informações sobre questões de saúde vem de parceiros com os quais a empresa trabalha em todo o mundo. No caso da definição brasileira, o conteúdo compartilhado é do Hospital Israelita Albert Einstein.
O Google também informa que os usuários da plataforma podem relatar, a qualquer momento, sobre informações incorretas ou desatualizadas, ajudando a melhorar os resultados das buscas.
E foi o que a Vitória fez! Percebendo o erro, ela fez questão de solicitar a alteração do termo. Como houve a demora na resposta, a influencer então criou a campanha.
Adesão da campanha
O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas. Uma delas, o senador e ex-jogador de futebol Romário, que tem a filha Ivy também com síndrome de Down.
“A mudança do termo é uma imensa vitória, especialmente quando se trata do maior site de buscas do mundo. O Google, hoje, funciona como uma porta de entrada para o conhecimento. Usar o termo correto é fundamental para não desinformar as pessoas, ou reforçar estereótipos negativos”, disse Romário.
Luta continua
Segundo Vitória, essa é a primeira de muitas conquistas que ela que alcançar. O caminho é longo, mas ela quer começar a mudança de perto, lutando por igualdade no Distrito Federal.
As principais dificuldades enfrentadas são a ausência de oportunidades no mercado de trabalho e a falta de conhecimento, que impedem que pessoas com síndrome de Down sejam consideradas como indivíduos com características e capacidades únicas.
Veja a publicação feita por Vitória, explicando a campanha:
Como era antes da atualização – Foto: reprodução |
Como ficou após a alteração – Foto: reprodução |
.
Fonte: Metrópoles