Sonho se concretizando: Sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos em fase de testes.
O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, acompanhado dos secretários José Henrique Martins (Obras) e Edson Mielke (Desenvolvimento Econômico), esteve no distrito de Todos os Santos na tarde da última quarta-feira (22) para participar do primeiro teste de verificação de qualidade da água que irá abastecer a localidade, através do novo sistema implantado na localidade.
“Tivemos a alegria de tomar o primeiro gole de água tratada no distrito de Todos os Santos. A obra está praticamente concluída. O sistema em fase de adaptação e testes, entrará em operação nos próximos dias”, disse o prefeito alegremente em suas redes sociais.
Bolinha, provavelmente, irá nesta segunda-feira (27) ao distrito para coordenar uma reunião com os moradores e os executores da obra para apresentar o sistema e discutir a racionalidade do uso da água que passará a chegar nas casas tratada e com boa qualidade.
“Nós passaremos a oferecer água tratada de qualidade gratuitamente para a população e isso exigiu um investimento considerável, então, a discussão será no sentido de usar racionalmente a água, evitando a todo custo o desperdício”, afirmou.
Demanda principal da comunidade
As obras de melhoria do abastecimento do distrito foram iniciadas e paralisadas em 2010. De lá para cá, os moradores da localidade vêm sofrendo com a escassez e a baixa qualidade da água distribuída.
Segundo Bolinha, dado à sua importância para a comunidade e por ser um problema crônico que se arrastava há mais dez anos, a obra, foi a demanda prioritária levantada durante a construção do seu plano de governo, à época do período eleitoral. “Esse é o fruto do trabalho de resgate de um convênio de 2010 que o município havia celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e que se encontrava abandonado. É a resposta que nosso governo está dando à principal demanda da comunidade nesse momento, que é levar água tratada de boa qualidade às casas dos moradores da localidade “, destacou o prefeito
“Nós colocamos o sistema de água tratada do distrito de Todos os Santos como emergência na nossa administração, porque temos clareza que a água é um produto essencial à manutenção da vida”, prosseguiu.
A obra
O sistema vai coletar água bruta de um poço já existente na localidade. Para garantir a regularidade no abastecimento nos períodos de estiagem, a prefeitura construiu uma barragem para servir de reserva.
Orçada em R$374.672,04, a obra irá contemplar a reforma da estação de tratamento local com novos equipamentos de filtragem, manutenção e ampliação da rede de abastecimento.
Os recursos para sua execução são provenientes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com contrapartida do município.
O prefeito reforça que os equipamentos de filtragem implantados no sistema são de última geração, o que garantirá água potável de excelente qualidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Vila Pavão