Chamada Pública Escolar da Rede Estadual para o ano letivo de 2022; veja cronograma


A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou o cronograma da Chamada Pública Escolar da Rede Estadual para o ano letivo de 2022, por meio de uma live, na manhã desta quarta-feira (03). Ao todo, serão ofertadas aproximadamente 281 mil vagas, nas modalidades Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 427 unidades escolares, sendo 89 rurais e 338 urbanas.

A primeira etapa do cronograma já tem início nesta quinta-feira (04), com a solicitação de Rematrícula e/ou Transferência Interna, que deve ser feita pelo Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges).

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que ressaltou as novidades para o ano letivo de 2022. “Anunciamos, recentemente, a criação de 40 novas escolas de Educação em Tempo Integral. Também temos novidades para a EJA: são 2 mil novas vagas para a EJA profissional e 2.600 para a EJA regular, totalizando 39 mil vagas para essa modalidade de ensino”, afirmou.

Ainda segundo Vitor de Angelo, a novidade é a implementação do Novo Ensino Médio em todas as escolas no próximo ano. Modalidade de ensino que contará, no mínimo, com mil horas. “No ato da matrícula os alunos devem escolher os Itinerários de Aprofundamento que a escola, possivelmente, vai ofertar. Isso é importante, porque garante a previsibilidade do Itinerário que o aluno vai estudar, proporcionando mais flexibilidade ao estudante”, disse o secretário.

Um dos pontos destacados durante a fala do secretário foram as prioridades quanto à alocação de vaga. Ao todo, são quatro prioridades, sendo a seguinte ordem: alunos da Educação Especial; proximidade da residência do aluno com a escola de interesse; grupo de irmãos que já estão matriculados naquela unidade de ensino; e o quarto e novo fator que é a escolha do Itinerário de Aprofundamento.

O secretário garantiu que há vagas na Rede Estadual para todos os estudantes capixabas. “Essa informação é importante, mas é necessário entender que, pode ser que, pelos fatores de alocação, o estudante não consiga a vaga na escola desejada. Mas a Sedu irá localizá-lo em uma outra opção, que seja a melhor para aquele aluno”, explicou.

Etapas da Chamada Pública Escolar

A Chamada Pública Escolar conta com cinco etapas, sendo: Rematrícula e/ou Transferência Interna; Pré-Matrícula; Divulgação do resultado da Rematrícula, da Transferência Interna e da Pré-Matrícula; Efetivação da Matrícula dos alunos provenientes das etapas de Transferência Interna e Pré-Matrícula; Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência em escolas que apresentaram séries/anos com vagas, após a fase de confirmação de matrículas.



Confira as vagas ofertadas

Total de vagas ofertadas na Rede Estadual em 2022: aproximadamente 281 mil vagas

- Vagas por modalidade de ensino (vagas aproximadas)

  • Anos Iniciais Ensino Fundamental: 22.500 vagas
  • Anos Finais Ensino Fundamental: 89.500 vagas
  • Ensino Médio: 130 mil vagas
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): 39 mil vagas

- Educação em Tempo Integral:

  • Total de 52 mil novas vagas (22.500 para anos finais de EF em Tempo Integral / 29.500 para Ensino Médio de Tempo Integral)
  • Novidades:40 novas escolas (Total de 132 escolas de Tempo Integral na Rede Estadual)
  • Novidades:26 novos munícios com oferta de Tempo Integral em 2022 (Total de 75 municípios com oferta de Tempo Integral na Rede Estadual)
  • Novidades:16 mil novas vagas

 

- Educação de Jovens de Adultos (EJA):

  • Total de 39 mil novas vagas (10.500 EJA Ensino Fundamental / 23.500 EJA Ensino Médio / 5 mil EJA Profissional)
  • Novidades: 2 mil novas vagas de EJA Profissional
  • Novidades: 2 mil novas vagas de EJA Regular

 

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem