O céu noturno de boa parte do mundo será palco para o mais longo eclipse lunar parcial. O fenômeno astronômico vai acontecer na próxima madrugada, de quinta (18) para sexta-feira (19), e poderá ser visto por alguns minutos no Espírito Santo.
De acordo com o Gaturamo Observatório Astronômico da UFES (Goa), o eclipse lunar será quase total, chegando a 0,97 magnitude, ou seja, o diâmetro que o disco lunar será encoberto pela sombra da Terra.
No Espírito Santo, não será totalmente visível. Durante esse eclipse lunar, a sombra da Terra cobre apenas partes da lua vista de Vitória. De acordo com Márcio Malacarne, coordenador do GOA, mestre em astrofísica, o show poderá ser visto por apenas 25 minutos.
"Apenas o início será visível durante 25 minutos de Vitória. Isso é, se as condições de visualização do pôr-da-lua estiverem excepcionais, sem nuvens nem obstáculos".
Como em todo o Brasil, o eclipse começa às 4h19 . Pouco antes da lua se pôr, o clássico lunar se encerra para os capixabas por volta das 4h44.
Foto: Divulgação/Gaturamo Observatório Astronômico |
A animação acima, feita pelo Observatório Astronômico da UFES, mostra, aproximadamente, como será o eclipse visto da região de Vitória. Um exemplificação feita pelo Timeandadate, mostra os estágios e horários do eclipse podem ser vistos clicando aqui.
Segundo Malacarne, o eclipse será visível da Ásia, Austrália, Oceano Pacifico e Américas. Entretanto, somente quem estiver no oceano Pacífico, na América do Norte e Colômbia, verá todo o avanço da sombra da Terra sobre o disco lunar.
Ainda de acordo com o coordenador do GOA, o próximo eclipse totalmente visível no Brasil será em 15 de maio de 2022, com 3h27 de duração, e em 2024, um eclipse lunar total com duração de 3h38.
O que é um eclipse?
Foto: Divulgação/ Gatorama Observatório Astronômico da UFES |
De acordo com Gatorama, um eclipse é um alinhamento entre três astros. Nesse caso entre o Sol, Terra e Lua.
O alinhamento é um evento astronômico que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito atravessa a posição aparente de um terceiro, mais distante, ofuscando parcial ou totalmente o primeiro objeto.
Saiba mais sobre eclipse lunar parcial
De acordo com o Timeanddate, o fenômeno ocorre quando a Terra se move entre o Sol e a Lua, mas os três corpos celestes não formam uma linha reta no espaço. Quando essa ação acontece, uma pequena parte da superfície da Lua é coberta pela parte central mais escura da sombra da Terra, chamada umbra. O resto da Lua é coberto pela parte externa da sombra da Terra chamada penumbra.
Como ver?
Eclipses lunares parciais podem ser vistos no horário da Terra. Nenhum acessório ou equipamento especial é necessário para ver um eclipse lunar parcial. Tudo que você precisa é a data, hora exata e uma boa condição climática.
Fonte: Folha Vitória