NOTA DE PESAR: Herói da 2° Guerra Mundial morre aos 98 anos no ES


O ex-combatente capixaba que lutou na Segunda Guerra, Affonso Giacomin, morreu aos 98 anos nesta quarta-feira (10), em Aracruz. 

Natural de Demétrio Ribeiro, localidade João Neiva, Giacomin foi tenente do Exército Brasileiro e integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra, entre os anos 1944 e 1945. 

Durante o período da Segunda Guerra, o “pracinha” foi sentinela e esteve a postos no Brasil cumprindo a missão de defesa do litoral, mas estava apto a cobrir baixas no campo de batalha em Monte Castello, ponto estratégico de acesso ao norte italiano e à França durante os combates. 

Após o fim dos conflitos, Affonso retornou para casa e trabalhou em propriedade rural, mas logo ingressou em uma companhia siderúrgica. O ex-combatente se aposentou pelo Exército como 2º tenente. 

O veterano era um dos 16 últimos combatentes capixabas vivos que haviam prestado serviços no litoral brasileiro durante a guerra. 

O ex-combatente foi velado na tarde desta quinta-feira (11) no galpão da Igreja do Retiro, no interior de Aracruz. Ele foi sepultado no cemitério da localidade. 

O 38º Batalhão de Infantaria esteve presente na cerimônia e prestou as honras fúnebres com um toque de silêncio e continência. Affonso deixa esposa e seis filhos. 

Fonte: A Tribuna


Postagem Anterior Próxima Postagem