NOTA DE PESAR: Morre Pergentino de Vasconcelos, fundador do UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo

Morre Pergentino de Vasconcelos, fundador do UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo – Foto: UNESC

Na manhã desta quinta-feira (18/11), faleceu Pergentino de Vasconcelos, fundador do UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo.

O comunicado foi feito pelo filho Pergentino de Vasconcelos Junior, Diretor do (UNESC) Centro Universitário do Espírito Santo.

“Com pesar, comunico o falecimento do meu pai Pergentino de Vasconcellos, ocorrido hoje, dia 18 de novembro de 2021, por volta das 8h40. Ele apresentou um processo infeccioso no trato biliar e foi internado no Hospital Maternidade São José, em Colatina, para que pudesse receber tratamento mais adequado. Foi acompanhado pela equipe médica, submetido a um tratamento cirúrgico no dia 15 de novembro. A família agradece as manifestações de carinho”, informou Pergentino de Vasconcellos Júnior. O velório será realizado na Arena Cultural do UNESC, com a saída do cortejo às 16h30, para o sepultamento no cemitério de São Vicente, em Colatina, às 17h30.

HISTÓRIA 
 
Alguns homens passam pelo mundo e deixam sua marca. Pergentino Vasconcellos, nascido em 1925, fez mais. Deixou a todos nós um legado, herança de uma vida dedicada à educação, ao cuidado com as pessoas e a suas três paixões: sua esposa, sua família e sua cidade querida Colatina. Sua união de 72 anos com Ilaria Vasconcellos é um exemplo de parceria, companheirismo e afeto. Um amor que transbordou e se confirmou com o nascimento dos filhos Pergentino Vasconcelos Junior, Maria José Rossi de Vasconcellos e Fioravante Rossi de Vasconcellos (in memoriam), dez netos e 16 bisnetos. Um amor que não se prendeu em casa, se espalhou por toda uma cidade.

Pergentino quis guardar livros quando jovem, ser contador. Mas a ele não cabia reter para si nem os compêndios e tampouco o conhecimento. Sua necessidade de ver Colatina inserida entre as cidades com faculdades permite que hoje tenhamos um complexo de educação da pedagogia à medicina, do cuidado com a mente e o coração.

Ao fundar a Casa do Menino, há 56 anos, o Unesc, há 54, e o Hospital Maternidade São José, há 53, Pergentino deu à região as ferramentas para atravessarmos os mais difíceis anos da História. Ao fim dessa jornada, concluída sua missão, ele nos deixa, aos 96 anos, presos à saudade e à gratidão.

Se hoje nos despedimos de um homem e de uma era, que sejamos fortes, bravos e valentes para abraçarmos seus ensinamentos e construirmos o futuro com as lições deixadas por ele.

Dr. Pergentino e a esposa Ilaria Vasconcellos – Foto: UNESC

O deputado Estatual Renzo Vasconcelos em sua rede social também comunicou o falecimento de seu avô Pergentino de Vasconcelos e deixa homenagem.

Querido vovô Pergentino,

Infelizmente, um dia chega a hora da despedida. E nesse momento, de repente, tentamos nos agarrar a todas as lembranças ao mesmo tempo. É aí que cai a ficha: as lembranças que temos do senhor estão todas ao nosso redor.

As memórias estão vivas nos nossos sorrisos. Estão presentes nos abraços que damos nos amigos…

Nós temos a missão agora de ser o maior legado que o senhor deixa por aqui. Tenha certeza que vamos honrar cada linha da sua história, contando através de atitudes a poesia que o senhor recitou durante toda a vida.

Certa vez, você subiu a ladeira do Convento da Penha de joelhos para pagar uma promessa. E a promessa nem era sua, mas fez questão de honrá-la por um amigo. E essa atitude sempre disse muito sobre o ser humano incrível que se tornou: um homem de fé. Sempre colocando as pessoas em primeiro lugar, sempre doando tempo, sempre priorizando o bem-estar da família…

Você nos trouxe até o presente e, agora, nós vamos honrar tudo que aprendemos contigo e perpetuar toda a humanidade que o senhor deixou correndo nas nossas veias e batendo intensamente no nosso coração.

Vô Pergentino, obrigado por tudo!


O VELÓRIO será realizado na Arena Unesc a partir de 11:30hrs.

Fonte: Colatina em Ação


Postagem Anterior Próxima Postagem