Painel de Homicídios: saiba o dia e o horário com maior número de assassinatos no ES


Um domingo qualquer, por volta das 21 horas. O dia e o horário em que muitos se preparam para começar mais uma semana de trabalho ou ainda estão nas lanchonetes após um fim de semana de descanso, é também o mais perigoso no Espírito Santo.

De acordo com o Painel de Homicídios da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a maior parte dos assassinatos cometidos no Espírito Santo ocorreram em um domingo. De janeiro a outubro deste ano, foram 165 registros.

Os dados mostram ainda que, dos 908 homicídios cometidos nos 10 primeiros meses do ano, 147 foram aos sábados, 138 às terças-feiras, 120 às sextas, 119 às quartas, 117 às quintas e 102 às segundas-feiras.

Ao levar em consideração apenas o horário dos crimes, a maior parte foi cometida na faixa das 21 horas: 65 assassinatos. Na sequência, as faixas das 22h e 23h tiveram registros de 54 homicídios cada. Segundo os dados, o horário mais "seguro" é a faixa das 4 horas, quando 19 crimes foram registrados.

O número de registros de homicídios nos 10 primeiros meses de 2021 é 1,6% menor ao que o mesmo período do ano passado, quando houve 923 assassinatos no Espírito Santo.

Sete cidades não tiveram homicídios em 2021

Dos 78 municípios do Espírito Santo, sete não registraram homicídios nos dez primeiros meses de 2021. Bom Jesus do Norte, Iconha, Ibiraçu, Itarana, Muniz Freire, Laranja da Terra e Ponto Belo aparecem com índice zero de assassinatos, na categoria de crimes dolosos (quando há intenção de matar).

Dentre os locais pacatos, dois estão na Região Sul (Iconha e Bom Jesus do Norte), um na Região Noroeste (Ponto Belo), três na Região Serrana (Muniz Freire, Itarana e Laranja da Terra) e um na Região Norte (Ibiraçu). Com exceção de Ibiruçu e Iconha, todas as demais têm menos de 10 mil habitantes.

Fazendo a comparação com o ano anterior, algumas cidades apresentaram redução do número de crimes. Foram os casos de Iconha e de Ibiraçu que, de janeiro a outubro de 2020, registraram, cada uma, três homicídios e, neste ano, nenhum. Mesmo cenário de diminuição em Muniz Freire e Laranja da Terra, que foram de um assassinato em 2020 e, até o momento neste ano, nenhum crime doloso.

Grande Vitória

O município da Serra, na região da Grande Vitória, lidera o ranking de assassinatos, de janeiro a outubro de 2021, com 117 assassinatos. Seguida de perto por Cariacica e Vila Velha, que possuem 116 e 115 mortes, respectivamente.

O relatório leva em conta o número absoluto de homicídios e não faz relação com o tamanho da população dos municípios. Juntos, os seis municípios sem registros de assassinatos somam cerca de 83.316 habitantes, o que representa pouco mais de 2% da população capixaba, que é de 4.108.508 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem