A 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Colatina alerta os pescadores amadores e profissionais que já começou a época da piracema, período de desova dos peixes. As normas fixam o dia 1° de novembro de 2021 como início das restrições de pesca e o dia 28 de fevereiro de 2022 como final.
Os peixes que migram para reprodução precisam nadar contra a correnteza em uma subida árdua até as cabeceiras dos rios, para se reproduzirem. Eles têm de vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente com redes, tarrafas, puçás e outras armadilhas por pescadores, sem a devida preocupação com o futuro dos peixes.
Policial da Ambiental Colatina, responsável pelo atendimento nos cursos d’água em Colatina e cidades da região, o sargento Anízio destaca que é necessário que o pescador conheça seus direitos e deveres quando for praticar a pesca. “A Polícia Militar não quer estragar o lazer de quem quer que seja, mas tem, por força de lei, que punir aquelas pessoas que não respeitam as normas pesqueiras, como a piracema, que incluem tamanho de peixes, quantidade, entre outras coisas. Qualquer dúvida, a gente está aqui para atender a quem nos procura”, coloca o sargento, lembrando que o telefone da Polícia Militar Ambiental é o 181 ou também o (27) 3711-8151, com atendimento 24 horas.
Explica o sargento que durante a piracema que os pescadores amadores somente poderão pescar usando varas simples, com molinete ou carretilha, capturando as espécies não nativas, como o tucunaré e a piranha. Além disso, é necessário limitar a quantidade de peixes capturados em 10 quilos e mais uma espécie. A pesca desembarcada, aquela que é praticada no barranco dos rios, está permitida, desde que os critérios estabelecidos pela lei ambiental sejam respeitados. O mesmo vale para a pesca em reservatórios.
DESRESPEITO À LEI
Quem desrespeitar a legislação poderá ter o pescado e os equipamentos apreendidos, além de levar multa, que varia de R$ 500 a R$ 13 mil e ainda ser detido por até três anos, dependendo do prejuízo causado ao meio ambiente.
PIRACEMA
Piracema é a migração dos peixes rio acima para a reprodução. Em determinada época do ano, os peixes que estão fisiologicamente prontos para esse evento sobem o rio para regiões onde as características físico-químicas da água garantem a fecundação dos óvulos e a sobrevivência das larvas. Determinadas espécies de peixes precisam desovar em locais com águas mais oxigenadas ou com características gerais que favoreçam a sobrevivência dos ovos e das larvas.
Neste período de migração para reprodução, os exemplares ficam mais suscetíveis à captura, por isso é importante respeitar a proibição de pesca para preservar as espécies que vão povoar os rios.
Fonte: ESFala