A 4ª Rodada de Negócios do Programa Fornecedores em Rede aconteceu na última quarta-feira (03) e contou com a participação de seis grandes fornecedores do Governo do Espírito Santo, nos setores de alimentação, conservação/limpeza e segurança. O evento teve por objetivo criar oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas do Espírito Santo, disponibilizando o acesso a grandes fornecedores de produtos e serviços para a administração estadual.
Na ocasião, as micro e pequenas empresas apresentaram o portfólio de produtos e serviços, voltado para cada setor. A rodada foi uma realização da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
O evento contou com a presença de seis empresas compradoras em seis salas de negociação e 40 empresas vendedoras distintas, totalizando a realização de 68 reuniões on-line. Nelas, empresas compradoras se reuniram individualmente, com cada empresa vencedora. As compradoras foram a Apetece, Básica, Grupo Conservo, HCM, Melhor Alimentação e o Grupo SE.
O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou a finalidade da Rodada de Negócios. “A iniciativa amplia as oportunidades para os empreendimentos instalados no Espírito Santo e garante o retorno de recursos ao mercado local nos investimentos realizados pelo Governo do Espírito Santo. Cria-se oportunidades de negócios entre os participantes da rodada, promovendo ambiente propício para que as empresas capixabas possam aumentar sua participação nos processos de aquisição”, pontuou.
Segundo Hoffmann, além das oportunidades de negócio entre as empresas, a Sectides trabalha em conjunto com os participantes da rodada, para a identificação de oportunidade de empregos e mão de obra local, com o objetivo de atender às necessidades das empresas fornecedoras do Estado. “Dessa forma, a rodada está alinhada também à demanda por geração de empregos, fomentando o encadeamento produtivo no Estado”, acrescentou.
A partir de uma pesquisa feita por link enviado por e-mail e grupos de WhatsApp, as empresas vendedoras e compradoras demonstraram que as negociações foram proveitosas, pois os participantes afirmaram ter perspectiva de efetivação de futuros negócios provenientes do evento. As estimativas médias das oportunidades para as vendedoras ficaram em torno de R$ 17.266.873,33 e, para as compradoras, em R$ 6.800.020,00. A pesquisa teve a participação de três compradoras e 39 vendedores. É importante destacar que um mesmo vendedor pode ter respondido mais de uma pesquisa, pois a pesquisa foi enviada por sala.
Fornecedores em Rede
O Fornecedores em Rede, desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Sectides, visa a estimular e consolidar uma política pública de geração de oportunidades para os negócios e trabalhadores capixabas. Isso tendo em vista o desenvolvimento econômico e social e o fortalecimento da competitividade do Estado, garantindo o retorno de recursos ao mercado local nos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
Fonte: Governo ES