Em maio de 2018, foi lançada a primeira cerveja sueca produzida com água reciclada. Por trás da iniciativa estava o IVL Swedish Environmental Institute em colaboração com a New Carnegie Brewery e a Carlsberg Sweden. Trata-se de dar um golpe para o gerenciamento sustentável da água e criar consciência sobre as questões suecas e globais da água.
– Em um mundo ameaçado pela escassez de água, queríamos mostrar que já existem tecnologias para converter águas residuais em água potável tão limpa quanto a água da torneira, disse Staffan Filipsson, especialista em água e desenvolvedor de negócios do IVL Swedish Environmental Institute.
A IVL tem trabalhado por vários anos para desenvolver ainda mais várias técnicas de purificação de água para reciclar águas residuais. Estudos anteriores mostram que, com a tecnologia certa, as águas residuais podem ser recicladas de maneira econômica e com qualidade que podem ser devolvidas às águas subterrâneas ou reutilizadas na agricultura e na indústria – em vez de, como hoje, despejá-las em lagos e mares. Mas reutilizar águas residuais purificadas como forma de gerenciar nossos recursos hídricos são relativamente novos e ainda é considerado em muitos países, incluindo a Suécia, como uma solução distante para o futuro.
Limpo como água da torneira (da Suécia)
– A dificuldade de reciclar águas residuais não é principalmente técnica, mas emocional. A água reciclada é tão boa e segura quanto a água da torneira comum, mas muitos estão céticos quanto ao consumo de água residual purificada, diz Staffan Filipsson. Para quebrar preconceitos e fazer mais pessoas descobrirem que águas residuais recicladas podem fazer parte da gestão sustentável da água, os especialistas em água da IVL contataram a New Carnegie Brewery em Hammarby Sjöstad e perguntaram se eles estavam dispostos a ajudar a fabricar uma cerveja feita com esgoto reciclado.
– Quando fomos questionados pelo IVL, não resistimos ao desafio. Além disso, compartilhamos a opinião de que tanto os produtores quanto os
consumidores devem ousar pensar de forma diferente para cuidar dos recursos da Terra, diz Chris Thurgeson, mestre cervejeiro da New Carnegie Brewery.
A água usada na cerveja vem do centro de pesquisa Hammarby Sjöstadsverk do IVL, onde foi tratada em uma longa cadeia de etapas de purificação. Após testes completos de qualidade, a água foi entregue à New Carnegie Brewery em Hammarby Sjöstad e o processo de fermentação começou. Algumas semanas depois, a cerveja – que se chama PU: REST – viu a luz do dia. O interesse foi grande, a notícia foi veiculada por diversos meios de comunicação, tanto na Suécia como internacionalmente, e a pequena edição limitada da cerveja que estava na Systembolaget esgotou rapidamente.
– A resposta que recebemos foi muito positiva. Muitos em todo o mundo compreenderam a mensagem, que tem sido nosso propósito, diz Staffan Filipsson. Fizemos isso para criar um interesse mais amplo na questão da água e nos problemas que enfrentamos, como uma forma de destacar o valor da água limpa. Podemos viver sem ouro, mas não com água pura.
Na Hammarby Sjöstadsverk, a IVL continua testando e desenvolvendo novas tecnologias na área de água e esgoto.
– Que nós, na Suécia, desenvolvamos boas tecnologias para reciclagem de água é uma das coisas mais importantes com que podemos contribuir para atingir as metas globais de sustentabilidade e reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Se estivermos muito à frente, também podemos criar empregos e exportar receitas em uma área vital, diz Staffan Filipsson.
Fonte: IVL