O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) está participando da ExpoSulRural, que acontece em Cachoeiro de Itapemirim,até este sábado (04). Durante o primeiro dia do evento aberto ao público, nesta quinta-feira (02), o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, entregou 13 Selos Arte para produtos artesanais produzidos em quatro agroindústrias capixabas.
A entrega dos Selos aconteceu após palestra sobre “O papel do Idaf no desenvolvimento rural capixaba”,também realizada pelo diretor-presidente do Instituto. Receberam os Selos Arte as agroindústrias: Família Brioschi, Novo Imigrante Charcutaria, Angelim e Carnielli.
"A concessão do Selo Arte reflete a excelência dos serviços de inspeção municipais e fortalece a agroindústria local, gerando emprego e renda no meio rural, e assegurando a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros”, ressalta Mário Louzada.
Após a entrega dos Selos Arte, o médico-veterinário,Fabiano Fiuza, que atua na gerência de agroindústria de pequeno porte, ministrou palestrasobre a ampliação de mercado e a valorização das agroindústrias através do Selo Arte.
O evento reuniu produtores rurais, representantes dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM), secretários municipais, prefeitos, sindicatos e associações rurais e autoridade políticas.
Selos Arte entregues nesta quinta-feira (02):
Família Brioschi: linguiça de carne suína defumada, lombo suíno defumado recheado com tempero verde e pimenta, lombo suíno defumado recheado com geleia de abacaxi e pimenta, lombo suíno defumado.
Novo Imigrante Charcutaria: bresaola (lagarto bovino salgado e dessecado), pastrami (peito bovino defumado), salame tipo finocchiona, presunto cru tipo fiocco, lonza (lombo suíno salgado, curado e dessecado).
Angelim: socol.
Carnielli: linguiça de carne suína, lombo defumado, linguiça de pernil defumada.
Selo Arte
O selo nacional com a indicação “ARTE” identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Com fabricação individualizada e genuína, o selo representa a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais, atreladas ao produto. Com o Selo, o produto pode ser vendido em todo território brasileiro.
Para mais informações sobre o selo ARTE e o cadastro estadual e nacional de produtos artesanais, acesse: www.idaf.es.gov.br/selo-arte.
Fonte: Governo ES