Mundo pode consumir mais petróleo do que nunca em 2022

Agência Internacional de Energia prevê que a demanda global de petróleo aumentará 3,3 milhões de barris por dia no próximo ano

Carros elétricos estão tomando conta das ruas em vários países, grandes empresas estão tentando ser mais legais com o meio ambiente e pessoas estão adotando medidas para parar as mudanças climáticas.

Mas vamos falar a realidade: o mundo pode consumir mais petróleo do que nunca em 2022.

A demanda global de energia se recuperou com força em 2021 com a diminuição das restrições impostas pela pandemia, e espera-se que ela aumente ainda mais em 2022.

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a demanda global de petróleo aumentará 3,3 milhões de barris por dia no próximo ano, chegando a 99,5 milhões de barris por dia. Isso corresponderia ao recorde de demanda anterior em 2019, antes da pandemia. Nem mesmo a chegada da variante Ômicron deve inviabilizar a recuperação.

“As novas medidas de contenção postas em prática para deter a propagação do vírus provavelmente terão um impacto mais discreto na economia em relação às ondas anteriores da Covid-19, principalmente por causa das campanhas de vacinação generalizadas”, escreveu a AIE em um relatório no início deste mês.

A agência, que monitora as tendências do mercado de energia para os países mais ricos do mundo, disse que espera que a procura por combustíveis para transporte rodoviário e produtos petroquímicos continue apresentando um crescimento saudável.

Há uma única exceção: a AIE rebaixou sua previsão para o combustível de aviação devido às restrições a viagens internacionais impostas por governos que tentam impedir a disseminação da Ômicron.

Outros estão ainda menos preocupados com a variante. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não alterou sua projeção de demanda para 2022 no relatório mensal de dezembro.

“O impacto da nova variante Ômicron deve ser moderado e de curta duração com o mundo ficando mais bem equipado para gerenciar a Covid-19 e seus respectivos desafios”, escreveram analistas da Opep no relatório.

As previsões ressaltam a dependência do mundo nos combustíveis fósseis, apesar dos esforços para enfrentar a crise climática e os enormes investimentos em carros elétricos, energia renovável e combustíveis mais limpos.

A Opep espera que a demanda por petróleo aumente em todo o mundo no próximo ano, liderada por países como China, Índia e Estados Unidos.

Mas é bom recordar: mesmo que o mundo consuma mais petróleo em 2022 do que antes, a transição verde ainda está em andamento.

Algumas das maiores empresas de petróleo estão tentando descobrir como se encaixam em um futuro com menos emissões.
Fonte: CNN Brasil


Postagem Anterior Próxima Postagem