Peixe-futebol: a espécie rara e assustadora é achada mais uma vez

O último peixe-futebol do Pacífico a chegar à Califórnia — Foto: Foto: Ben Frable / Scripps Institution of Oceanography na UC San Diego

Com dentes assustadoramente espinhosos, pequenos olhos negros e um bulbo que sai para fora de sua cabeça, o peixe-futebol do pacífico chegou a ser confundido com uma bola ao ser encontrado esta semana na praia da Califórnia.

Foi quando cientistas do Instituto de Oceanografia Scripps da Universidade da Califórnia em San Diego identificaram a espécie: um morador do fundo do mar tão raro que apenas 31 espécimes foram encontrados em mais de um século desde que foi descoberto.

A descoberta recente marcou um momento ainda mais notável. O peixe-futebol do Pacífico é o terceiro a chegar à costa na Califórnia este ano, um evento altamente incomum devido à sua extrema reclusão.

Contudo, ainda não se sabe como ou por que os peixes apareceram - mas os cientistas estão animados com a oportunidade de aprender mais, já que pouco se sabe sobre o básico de como eles vivem.

Essa é uma das mais de 100 espécies de tamboril (que podem ser encontrados desde a zona de maré até 500 metros de profundidade) que existe no mundo. Por viverem em profundidade, muitos atraem suas presas desavisadas para suas bocas com a ajuda das lâmpadas bioluminescentes brilhantes que pendem de suas cabeças nos bulbos. Eles são cobertos por espinhos e seus dentes afiados não são usados ​​para mastigar, mas para capturar outros peixes, lulas e crustáceos.

Segundo cientistas, justamente por pouco ser conhecido sobre a espécie é que se torna necessário exibi-la para as pessoas aprenderem sobre a admirável e diversa biodiversidade dos oceanos.

Fonte: Um Só Planeta


Postagem Anterior Próxima Postagem