Conheça agora,[ como cultivar ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), que é extremamente versátil, sendo encontrada em qualquer tipo de terra e ainda serve como proteção e alimento. Essa função essa que vem sendo difundida cada vez mais entre veganos e vegetarianos por seu alto teor de proteínas.
Saiba como cultivar ora-pro-nóbis
O significado de ora-pro-nóbis é “Rogai por nós” e reza a lenda que vem do costume de ser colhida no quintal de uma igreja, no final da manhã, para ser preparada para o almoço. De lá pra cá vem sendo cada vez mais conhecida como uma importante fonte de alimento.
Substrato e adubação do ora-pro-nóbis
Ideal para usar em cercas vivas e decorações naturais de ambientes rurais como chácaras, sítios e fazendas a ora-por-nóbis também pode ser cultivada em jardins e quintais dos mais diversos tamanhos. Por ser uma planta rústica ela aceita todo tipo de solo, até mesmo os menos férteis.
Entretanto, embora não precise necessariamente de uma boa adubação, manter um bom nível de materiais orgânicos na terra vai levar as plantas a se desenvolverem plenamente, produzir mais e serem mais nutritivas.
Muito consumida por vegetarianos e veganos a ora-pro-nóbis vem sendo a cada dia mais e mais conhecida e utilizada devido a todas as suas propriedades. E também pode utilizar para tratar pele com queimaduras. Conhecida pelos antigos como tratamentos para doenças como anemia, pois é rica em ferro, vitaminas e proteína.
Local em que o ora-pro-nóbis deve permanecer e rega ideal
A ora-pro-nóbis pode suportar o mais intenso frio até o sol escaldante, pois é uma planta extremamente resistente. Entretanto, o ideal é, em tempos mais secos, mantê-la irrigada regando-a constantemente. Assim, deixá-las em locais em que ela possa receber água abundante das chuvas ou outra fonte, vai fazê-las crescer mais fortes.
Melhor período para plantio e quando dá flores
Em qualquer época do ano essa plantinha se desenvolve bem. Entretanto, devemos plantar na época em que começam as chuvas e em três meses a ora-pro-nóbis fica pronta para ser consumida.
Em vasos, é só colocar de duas a três sementinhas quem em sete dias elas germinarão. Entretanto se plantar por raminhos ( ou estacas) de vinte centímetros de caule é melhor, basta finca-las na terra e pronto.
Cuidados especiais com o ora-pro-nóbis
Quando suas ora-pro-nóbis começarem a nascer tome cuidado na hora de colhê-las, pois seus espinhos podem machucar. Portanto, use luvas. Suas flores são lindas para decoração. Suas folhas podem ser feitas refogadas, em pratos diversos ou até mesmo crua em saladas. Portanto há uma infinidade de usos para essa versátil planta e com essa facilidade em plantá-las fica ainda melhor.
Fonte: Horta e Jardim