Os trabalhadores portuários do Espírito Santo realizam uma paralisação na manhã desta segunda-feira (20), fechando a entrada do Terminal Portuário Vila Velha, que dá acesso ao Porto de Vitória. O protesto faz parte de uma mobilização nacional e está previsto para seguir até às 13 horas.
Segundo informou o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), a mobilização acontece em defesa dos portos públicos e o objetivo é chamar a atenção da sociedade para as consequências da venda da Companhia Docas (Codesa).
O sindicato afirma que com a privatização, "haverá desemprego, fuga de cargas para outros estados, aumento de tarifas, perda de arrecadação municipal e estadual, entre outros."
O movimento é encabeçado pelo Suport-ES e demais sindicatos que compõem a Intersindical Portuária. Os trabalhadores estão com faixas de protesto em defesa dos empregos, do mercado de trabalho e da manutenção do porto público.
A equipe de reportagem procurou a Codesa para que pudesse se posicionar sobre o protesto, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. A resposta será acrescentada assim que for enviada.
Fonte: Folha Vitória