Açúcar de coco - Reprodução Canva
O açúcar nada mais é que um termo genérico para designar os diferentes tipos de carboidratos, como a frutose, lactose, glicose, entre outros. Os tipos mais comuns de açúcar são o extraído da beterraba e da cana-de-açúcar.
Atualmente sabemos que existem muitos problemas de saúde relacionados com o consumo em excesso do açúcar.
Portanto, agora você descobrirá formas mais saudáveis de substitui-lo no seu dia a dia, confira:
Açúcar de coco
O açúcar de coco é muito comum na Indonésia, ele é popularmente conhecido como nira. A matéria-prima para produção do açúcar de coco é a seiva das flores do coqueiro. Por fim, ele é muito utilizado como ingredientes na culinária indonesiana, presente em bebidas, lanches e molho.
Xarope de bordo
O xarope de bordo é outra opção mais saudável para substituir o açúcar. Ele é conhecido no mundo como apenas maple syrup, a seiva circulante das árvores de bordo. No entanto, apesar dessa árvore ser pouco conhecida, ela é famosa, pois está presente na bandeira do Canadá.
Sendo assim, 80% da produção desse xarope vem da província de Quebec, no Canadá.
Farinha de coco
A farinha de coco é feita através do leite de coco. Ela apresenta um baixo índice glicêmico. Fato este que ajuda na prevenção e no controle de diabetes. Sendo assim ela é uma ótima opção para se fazer alimentos com índices glicêmicos elevados, como massas e pães. Além disso, ela é livre de glúten e possui muitas fibras e proteínas, o que a consolida como um dos melhores substitutos.
Açúcar mascavo
Esse é o tipo de açúcar considerado como o mais saudável e natural. Contudo, ele ainda precisa ser utilizado com moderação. Por fim, a organização mundial da saúde recomenda que o consumo não ultrapasse 5% da dieta, correspondendo 25 de gramas por dia.
Em conclusão, existem diversas opções para se substituir o açúcar tradicional. Visto que o mesmo está associado com graves problemas de saúde.
Fonte: Diário Prime