Mais de 330 mil capixabas estão com o esquema vacinal contra a covid-19 em atraso


Com a nova onda da covid-19, um dado tem preocupado os médicos: apenas no Espírito Santo, mais de 330 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal.

Segundo o Painel Vacina e Confia, da Secretaria de Saúde do Estado, entre o público de 12 a 17 anos, 58.439 pessoas estão com a segunda dose em atraso.

Considerando as quatro maiores cidades capixabas, são 10.110 adolescentes com a dose atrasada na Serra, 5.527 em Cariacica, 5.461 em Vila Velha e 3.827 em Vitória.

No grupo dos adultos, o cenário não é diferente. Mais de 270 mil pessoas com 18 anos ou mais não tomaram a segunda dose. Ao todo, são 271.443 pessoas com a dose atrasada.

A maioria também é na Serra, são cerca de 39 mil pessoas. Em Vila Velha, 34 mil pessoas não tomaram as duas doses. Em Cariacica são 28.500 pessoas e em Vitória quase 17 mil.

O infectologista Crispim Cerutti reforça que quem não completou o esquema vacinal tem mais chances de evoluir para quadros de maior gravidade da covid-19.

"A grande defesa que temos neste momento, que enfrentamos a pior variante em termos de contágio, é nos vacinar. Há uma grande necessidade das pessoas que não receberam a segunda dose ou a dose de reforço de procurar uma unidade de saúde", destacou.

De acordo com os especialistas, o combate à pandemia exige um esforço conjunto. Além dos cuidados básicos como evitar aglomerações, usar máscara e higienizar bem as mãos, a testagem e a vacinação são fundamentais.

Para acelerar a imunização no público infantil no Estado, os municípios já começaram a imunizar as crianças com a vacina da Coronavac.

Em Vila Velha, a imunização começou nesta segunda-feira (24). Em Vitória, a imunização deve começar nesta terça-feira (25). Cariacica e Serra abriram agendamento para a aplicação das doses no público infantil nesta-segunda-feira e a imunização será ao longo da semana.

O intervalo entre as doses é de 28 dias e a criança não pode ter tomado outra vacina nos últimas 15 dias. No Espírito Santo, cerca de 300 mil crianças entre 5 e 11 anos devem estão aptas a receber o imunizante.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem