Um homem, de 66 anos, e uma mulher de 20, foram presos pela Polícia Rodoviária Federal, em João Monlevade, Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (6). Ambos possuíam um mandado de prisão em aberto por contrabando de migrantes para os Estados Unidos.
De acordo com a polícia, os investigados atuariam recrutando pessoas no Espírito Santo e em Minas Gerais com a impacto de promover sua emigração ilegal do Brasil para os Estados Unidos, pela fronteira do México.
Segundo a investigação, cada recrutado pagaria até 30 mil dólares pelo pacote de serviços que garantiria a chegada em solo americano. Em Fundão, uma dupla composta um local onde aguardavam pela preparação de documentos, compra de passagens e demais arranjos para a entrada irregular nos Estados Unidos da América.
A Polícia Federal tentava localizar a dupla desde setembro do ano passado para cumprimento do mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª. Vara Criminal Federal de Vitória. Na quinta, a PF acionou a PRF que passou a ajudar nas buscas e prendeu uma dupla.
Ambos vão responder pela promoção de migração ilegal e associação criminosa. Os suspeitos foram levados para o presídio e outros envolvidos na investigação ainda estão foragidos.
Segundo a PF, o número de brasileiros tentando ingressar ilegalmente nos EUA disparou no ano passado, chegando a quase 5000 por mês, sendo em média, 150 brasileiros por dia.
Fonte: Tribuna Online