![]() |
Vila de Regência, em Linhares, tem registrado aparecimentos frequentes de cobras — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
Após a cheia do Rio Doce nos primeiros dias de janeiro, a Vila de Regência, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, tem registrado frequentes aparecimentos de cobras.
A bióloga Alexandra Frossard, que vive na região há cerca de três anos, faz um trabalho voluntário de captura desses animais e sempre é acionada pelos moradores quando algum aparece.
De acordo com ela, só nos primeiros dias do verão foram capturadas cerca de 30 cobras e serpentes na região.
De acordo com Alexandra, no verão é comum os animais aparecerem, pois é o período de reprodução e eles também saem em busca de alimento.
Outro motivo é a cheia do rio. A bióloga explicou que, quando a água invade regiões de pastos, as cobras que vivem no local, podem migrar da região alagada para outros pontos. Por isso, a população pode encontrar mais animais circulando em regiões próximas.
"São animais ectotérmicos. Neste período, todos os répteis, incluindo as serpentes, conseguem se reproduzir. Então, é o período que elas estão mais ativas em busca de alimento e abrigo. Com o alagamento, elas ficaram sem abrigo. Como elas não conseguem ficar ali, na vegetação alagada, elas foram para locais mais altos para se abrigar", disse a bióloga.
Após a captura, as cobras são devolvidas ao habitat natural e soltas na restinga.
Quem encontrar cobras ou qualquer animal silvestre deve entrar em contato com a Polícia Militar Ambiental ou com a prefeitura local.
![]() |
Alexandra Frossard é bióloga e captura animais que tem aparecido na Vila de Regência — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
Fonte: G1