Na guerra contra o coronavírus, alguns municípios do Espírito Santo vêm registrando um número cada vez menor de mortes provocadas pela covid-19. Alguns deles, inclusive, já não contabilizam óbitos há bastante tempo.
Dados divulgados no Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde mostram que quatro deles já não registram mortes há 7 meses ou mais. No topo do ranking, a cidade de Ponto Belo, localizada no extremo Norte, está há 8 meses sem óbitos (239 dias).
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin, a ampla vacinação tem relação direta com a ausência de mortes nessas cidades. "De fato, tivemos um avanço muito grande na vacinação. Quase 90% do grupo formado por jovens com 18 anos ou mais já completou o esquema básico (duas doses da vacina). Isso é uma cobertura de altíssimo nível. Alcançamos 87,9% de cobertura dos adolescentes. Temos ainda o reforço dos idosos que está chegando perto dos 90% (86%).
Reblin reforçou que as vacinação vem cumprindo o papel dela, "protegendo mais a população", disse.
Um outro ponto destacado pelo subsecretário, é o avanço nos protocolos de cuidados desenvolvidos ao longos dos dois últimos anos. Os pacientes tratados nos últimos tempos têm acesso a tratamentos que não existiam logo que a pandemia provocada pela covid-19 começou.
Até março quase a metade da população capixaba pode ter entrado em contato com o vírus da covid-19
O subsecretário de Vigilância em Saúde do estado falou ainda sobre a onda provocada recentemente pela variante Ômicron no Espírito Santo. "Até o fim de março, depois da introdução da variante Ômicron, quase a metade da população capixaba poderá ter entrado em contato com o vírus da covid-19".
Os números são tão grandes que, guardadas as devidas proporções e quando comprados com épocas anteriores, (número de casos x número de óbitos), "a letalidade entre janeiro e o início de fevereiro, ou seja, em apenas um mês, poderia ter chegado a 4.500", avaliou Reblin.
Cuidados no Carnaval
A cerca de uma semana do Carnaval, Reblin falou sobre os cuidados que a população deve tomar.
"Sabemos que a maioria das cidades tiveram que cancelar os festejos. Porém, sabemos também que muitas pessoas vão organizar suas próprias reuniões. A gente até pode festejar, mas tem que ter cuidados. É provável que não tenhamos uma grande curva após o Carnaval, disse.
Confira a lista de municípios que estão há mais de 200 dias sem óbitos:
- Vila Valério: 230
- Itaguaçu: 204
- Águia Branca: 203
- Ponto Belo: 239
Municípios que estão há mais de 100 dias sem óbitos:
- Pancas: 107
- São Roque do Canaã: 192
- Santa Leopoldina: 116
- Laranja da Terra: 158
- Itarana: 171
- Bom Jesus do Norte: 169
- Vila Pavão: 118
- Apiacá: 145
- Dores do Rio Preto: 164
Fonte: Folha Vitória