Compra de alimentos da época pode render economia de 30%. Veja alimentos do mês!

Os alimentos da época preservam mais o aroma, sabor e nutrientes - CEAGESP/DIVULGAÇÃO

Levar em consideração os alimentos da época na hora de planejar as refeições pode garantir economia de 30% na feira e no supermercado. É que os preços desses produtos costumam cair na sazonalidade, ou seja, quando são colhidos, dependendo da safra, do produto e, principalmente, do clima.

A estimativa é da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que mantém serviço com o calendário sazonal dos alimentos. Consultar a tabela de hortifrútis da época ajuda a substituir os alimentos que estão mais caros no mercado e a economizar.

Segundo a nutricionista Sandra Chemin, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, além do preço mais baixo, os produtos de época, por não precisarem de intervenção tecnológica, têm mais qualidade nutricional, maior concentração de nutrientes, menos agrotóxicos e são mais sustentáveis ao ambiente.

ARTE/R7

Criar o hábito de escolher um cardápio com frutas, verduras e legumes da época é o primeiro passo para conciliar uma boa nutrição, economia na feira e um melhor hábito para o planeta. "Os produtores locais, na sazonalidade, aumentam a sua produção e têm um menor distanciamento até o ponto de venda. Isso melhora também as questões de sustentabilidade do planeta, pelo aspecto do transporte e acondicionamento", afirma Sandra.

Ela explica que há um aumento do valor nutricional dos alimentos justamente porque diminui o transporte entre o local de produção e o de venda, além do tempo que o produto fica sujeito a temperatura ambiente. "Nessa época de calor, um dos nutrientes que sofrem grande variação de acordo com a temperatura é a vitamina C. A susbstância é tão sensível que, no começo e no fim da feira, por exemplo, pode ter mudança no teor. Imagina no transporte em longa distância", avalia a nutricionista.

Um outro ponto é o amadurecimento do alimento. Sem precisar de tecnologia para amadurecer, o hortifrúti terá uma preservação maior de alguns compostos bioativos, como os flavonoides e carotenoides. "A sazonalidade aumenta o valor nutricional pela diminuição entre o ponto de produção e de venda e porque esses alimentos amadurecem naturalmente, sem alterar os compostos, além de refletir nos preços e ajudar na economia", conclui a nutricionista.

As vantagens dos alimentos sazonais

• Recebem menos pesticidas porque estão dentro do seu ciclo natural de cultivo

• São mais saborosos, pois são colhidos no momento certo, quando atingem seu ponto máximo de maturação, garantindo frescor e intensificação do sabor

• Têm aroma mais acentuado

• Preços mais baixos, porque a produção tende a ter custos reduzidos, aumentando a disponibilidade nas feiras e supermercados

• Mais nutritivos porque, na época correta, é mais provável que o alimento esteja com os nutrientes preservados, já que alguns antioxidantes, como vitamina C e carotenos, diminuem quando estocados por muito tempo

• Variedade garantida ao longo do ano, o que permite variação de preparos e cardápios, tornando as refeições mais saudáveis.

Fonte: R7


Postagem Anterior Próxima Postagem