ES teve quase 14 mil ocorrências de 'gatos' de energia elétrica em 2021

‘Gatos’ de energia elétrica prejudicam o fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população — Foto: Ari Melo/TV Gazeta

Durante 2021, a EDP, distribuidora de energia elétrica de 70 municípios do Espírito Santo, identificou 13.718 fraudes de energia elétrica em casas, estabelecimentos comerciais e indústrias do estado.

Conhecidas popularmente como "gatos", estas intervenções expõem o responsável e terceiros a sérios riscos, como choques elétricos, curto circuitos e até incêndios, segundo a concessionária.

A energia recuperada, 82 mil Megawatts-hora (MWh), é o suficiente para abastecer o município de Vila Velha, o segundo mais populoso do ES, por um mês.

Após o flagrante, segundo a concessionária, o responsável pelo local é convidado a participar da apuração da energia furtada junto dos técnicos especialistas da empresa e, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é realizado a cobrança de todo o valor não faturado durante o período do furto.

A empresa disse que o furto de energia, além de perigoso, contribui para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, uma vez que a quantidade de energia perdida por fraude e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Aneel para estabelecer o valor da tarifa de energia para cada área de concessão.

O estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comercio e Serviço (ICMS), cobrado por meio da conta de luz.

Além do impacto financeiro, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções e oscilações no fornecimento de energia.

"Em muitos casos, fraudes ou ligações clandestinas são feitas de forma precária, sem respeitar regras de segurança e padronização, o que acaba por aumentar e muito o risco de ocorrência de incidentes e acidentes, tanto para o fraudador, quanto para a comunidade ao redor da fraude. As ações de combate às perdas da EDP visam garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia a todos seus consumidores que pagam suas contas corretamente em dia", destacou Vanessa Lugon, gestora executiva da EDP.

De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (ABRADEE), ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica, sendo que somente em 2018 foram 12 óbitos registrados no Brasil.

Ligações irregulares podem ser denunciadas pelo site da EDP, no aplicativo "EDP Online", agências de atendimento e central de atendimento ao cliente (08007210707).O sigilo da denúncia é total, de acordo com a concessionária.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem