Para uma cidade que já sofreu tanto com as enchentes como Colatina, qualquer sinal de aumento do nível do Rio Doce é motivo de preocupação, pois as enchentes fizeram com que moradores e comerciantes tivessem muitos prejuízos. Em 2013, por exemplo, o comércio sofreu com uma das maiores enchentes desde 1979 onde o nível do Rio Doce chegou a quase 11 metros.
O aumento do nível do Doce no mês de janeiro deste ano, também fez com que o colatinense se precavesse, em especial moradores dos bairros Vila Nova, Esplanada e comerciantes do centro da cidade se preveniram ao ponto de alguns retirarem seus pertences tanto das casas quanto nas lojas.
Para quem pensava que as cheias do Doce já haviam se consumado no mês de janeiro, desde segunda-feira (7), o colatinense vem percebendo que o nível do rio vem aumentando chamando novamente a atenção dos moradores ribeirinhos.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Doce atingiu em Colatina nesta quinta-feira (10), às 11h15 a cota de 467 cm, ultrapassando assim a cota de Atenção que é de 460 cm. Às 16 horas, o nível do Rio Doce em Colatina está a 469 cm,
GOVERNADOR VALADARES ATINGE COTA DE ALERTA
Nesta quinta-feira (10), em razão das fortes chuvas, o nível do Rio Doce encontra-se na Cota de Alerta. Às 10h, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) registrou o volume de 1,84 m.
De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que o Rio Doce deverá atingir 2,10 metros na régua do SAAE e há risco de refluxo em ruas próximas ao rio nos bairros São Tarcísio e Santa Rita, no ponto conhecido como Baixa do Quiabo.
LINHARES
Em Linhares o Rio Doce atingiu na manhã desta quinta (10), o nível chegou à 07:00 horas a cota de 333 ultrapassando a Cota de Alerta que é de 300,0 cm
Fonte: ESFala