Um alto conselheiro do presidente da Ucrânia informou que a primeira rodada de negociações com a Rússia sobre o fim do conflito bélico na Ucrânia foi concluída e que mais negociações podem acontecer em breve. Porém, de acordo com a Tass, agência de notícias russa, o encontro terminou sem acordo.
Logo após o fim da reunião, explosões começaram a ser ouvidas em Kiev, na capital ucraniana. A prefeitura informou, por meio de suas redes sociais, de um possível ataque aéreo. Sirenes tocaram por toda a cidade.
Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia |
Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia |
A reunião, nesta segunda-feira (28), durou cerca de cinco horas. O assessor do presidente da Ucrânia, Mikhaylo Podolyak, disse para a imprensa que os representantes dos países retornam para suas capitais para realizarem consultas para uma próxima rodada. Uma nova reunião deve ser marcada nos próximos dias.
Ainda nesta segunda, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou um pedido formal de adesão de seu país à União Europeia, em uma tentativa de solidificar o vínculo da Ucrânia com o Ocidente.
Ele divulgou fotos de si mesmo assinando o pedido e seu escritório diz que a documentação está a caminho de Bruxelas, onde a União Europeia, que reúne 27 países, está sediada.
Fonte: Estadão