O final de semana prolongado, devido ao feriado de carnaval, abre portas para uma comemoração que vários brasileiros adoram: o churrasco. Mas, como comprar carne neste momento em que a iguaria está com o preço tão alto?
A missão é difícil? É. Mas, o chef e apresentador da TV Vitória/RecordTV Alessandro Eller afirma que, apesar dos altos valores, com algumas substituições e muita criatividade para conhecer novos temperos e sabores, é possível garantir um bom churrasco para a agradar a família.
A primeira dica do chef é tirar o foco de carnes tradicionais e famosas, como a picanha, alcatra e maminha.
Foto: Reprodução |
"Esqueça as carnes populares e que, consequentemente estão mais caras. Mas, há outras e boas opções no mercado. Há um corte chamado banananinha, que é uma parte retirada entre os ossos da costela do boi, um corte de contrafilé. Não é muito conhecida, mas pode ser uma alternativa, pois tem gordura e gera suculência", indicou ele.
Outra sugestão de carne bovina que pode surpreender até mesmo quem gosta de cozinhar, pois é chamada de carne de segunda, é o acém. Segundo Eller, este corte também pode garantir um bom churrasco.
O segredo é marinar
De acordo com ele, o acém é uma boa alternativa para ser grelhada ou assada no esperto. "Uma dica para deixar esse corte macio é cortá-lo no sentido contrário da fibra e deixar marinando, no mínimo por duas horas, na geladeira".
Eller ensina que deixar a carne marinando é um segredo para qualquer carne, seja bovina, suína ou aves.
"Você pode deixar marinando com algum tempero como ervas, tomilho, alho, sal e até cerveja. Isso ajuda muito a deixar qualquer carne mais macia. Quem não gosta de cerveja, por exemplo, pode substituir por azeite ou vinagre. Fica muito bom também. Sempre deixe qualquer tipo de carne marinando na geladeira".
Entre as carnes bovinas, a paleta também é uma das sugestões do chef. Ele ensina que ao comprar esta carne, o consumidor deve pedir no açougue por peixinho ou miolo de paleta. "Essa carne tem um sabor marcante e você pode preparar da mesa forma que o acém".
Além da carne bovina
Para tentar amenizar o bolso, o chef também recomenda a linguiça toscana (que é feita com uma mistura de carne bovina com a carne suína) e a costela de boi, mesmo que esta exija um tempo maior e mais lento de cozimento para ficar macia.
"Para um churrasco um pouco mais barato, abusem da carne de frango. Aves bem temperadas com ervas, alho, sálvia e raspinhas de limão, por exemplo, fazem com que o paladar perceba novos sabores bem agradáveis".
E por falar em novos sabores, o churrasco ainda pode ficar mais gostoso ao assar frutas. Entre as mais suculentas, o chef indica manga, banana nanica, banana da terra e abacaxi.
"Os legumes também ficam ótimos. Pimentão, cebola, berinjela e abobrinha, com certeza, vão agradar quem come e quem não come carne. Eles podem ser preparados no espeto ou na grelham, fatiados".
Além disso, para fazer um bom churrasco, Alessandro Eller ensina que é preciso ter um bom tempo de brasa aquecida. "Para ter um bom braseiro, o ideal é colocar o carvão para aquecer ou a grelha 30 minutos antes de colocar as carnes. Isso também ajuda a preparar uma carne mais suculenta".
Opções para churrasco mais barato
- Bananinha (corte de carne bovina)
- Acém (corte de carne bovina)
- Linguiça toscana
- Costela de boi
- Paleta (peixinho ou miolo de paleta)
- Frango
- Frutas (manga, banana nanica, banana da terra e abacaxi)
- Legumes (pimentão, cebola, berinjela e abobrinha)
Dicas de temperos
Tempero para frango:
5 dentes de alho
1 colher (sopa) de sal
1/2 limão
1/5 maço de tomilho
100 gramas de manteiga ou margarina
Pode processar tudo no liquidificador
Tempero para carne suína:
5 dentes de alho
1 colher (sopa) de sal
1/2 limão
1/5 maço de alecrim
1/5 maço de sálvia
1 colher (sopa) de páprica doce
100 gramas de manteiga ou margarina
Pode processar tudo no liquidificador
Marinada para carne bovina:
300ml de cerveja
5 dentes de alho
1 colher (sopa) de sal
1/2 limão
1/5 maço de tomilho
Pode processar tudo no liquidificador
Fonte: Folha Vitória