COVID-19: ES tem pelo menos 35 cidades próximas de alcançar 'risco muito baixo' em 10 dias, diz secretário


Declaração foi dada por Nésio Fernandes em coletiva de imprensa nesta segunda (28). Segundo o secretário, ES terá novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 no próximo final de semana.

O secretário de Saúde Nésio Fernandes e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin — Foto: Reprodução/Sesa

Dentro dos próximos dez dias, pelo menos mais 35 cidades do Espírito Santo poderão alcançar o risco muito baixo para a transmissão da Covid-19, classificação que é permanente e a partir da qual o uso de máscaras não é mais obrigatório nem mesmo em locais fechados e o passaporte vacinal não é exigido.

A declaração foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (28). As cidades fazem parte de quatro microrregiões: Caparaó, Rio Doce, Centro-Oeste e Litoral Sul. Confira quais são:

Caparaó: Ibatiba, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado;

Rio Doce: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu

Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã;

Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

Atualmente, 12 cidades estão permanentemente classificadas com risco muito baixo. Para alcançar esse nível, é preciso atingir os seguintes percentuais de vacinação:
  • 80% da população adulta com a primeira e a segunda doses ou dose única
  • 90% da população de 12 a 17 anos com a primeira dose
  • 90% da população idosa com a dose de reforço
Segundo Nésio, a depender do avanço da imunização, outras microrregiões também poderão chegar ao risco muito baixo em um mês.

"As demais (microrregiões) também poderão alcançar ainda neste mês o risco muito baixo, dependendo da mobilização por vacinação da população idosa e dos adolescentes", frisou.

Novo mutirão de vacinação

Para incentivar a imunização da população, o governo estadual pretende reunir os municípios em um novo mutirão no próximo final de semana. Além da Covid-19, a vacina contra a Influenza também deverá ser oferecida.

"Nós estamos lançando mais uma semana temática com o tema de vacinação das crianças e com o segundo reforço dos idosos. A aplicação do segundo reforço também irá mobilizar os idosos que estão em atraso na aplicação da segunda e terceira doses. Acreditamos que esta semana poderá ser mais uma de êxito na vacinação. Novamente, na sexta-feira (1) e no sábado (2) praticamente todos os municípios estarão adotando um mutirão de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza", garantiu.

Ainda de acordo com Nésio, o estado possui cerca de 500 mil testes de Covid-19 para serem disponibilizados à população.

Dias sem mortes no ES

Com o cenário de queda de número de casos e de mortes provocadas pela Covid, o secretário acredita que, em breve, o estado não contabilizará mais óbitos todo os dias.

"Nós poderemos ter nos próximos 21 dias o início dos dias sem mortes no Espírito Santo. Isso, sem dúvidas, será algo a ser alcançado graças ao esforço para a vacinação".

Fonte: G1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem