Meninos estavam em estado grave de desnutrição, desidratação e com escoriações na pele
Irmãos de 9 e 7 anos que se perderam em floresta no AmazonasRodrigo Santos/Divulgação
Dois irmãos de 9 e 7 anos ficaram 27 dias perdidos em uma área de mata fechada no município de Manicoré, a 332 km de Manaus. Eles foram encontrados nesta quinta-feira (17) por moradores da cidade. Os garotos entraram na floresta no dia 18 de fevereiro para caçar e não voltaram mais.
Os meninos foram encontrados em estado grave de desnutrição, desidratação e com escoriações na pele. Eles foram avaliados por uma equipe médica e foram removidos para Manaus por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. Acompanhados dos pais, na viagem eles já estavam em situação estável, segundo o médico pediatra Eugênio Tavares.
“Eles estão graves, mas estáveis dentro da patologia que têm. Estão com desnutrição e algumas infecções de pele, no ouvido e nas costas. A frequência respiratória está normal, não têm tosse e estão urinando bem. A preocupação era o rim, mas já voltou a funcionar muito bem. O cuidado é tratar as infecções que ainda existem e a alimentação cuidadosa, para saber se vão tolerar a dieta progressiva e ganhar peso”, explicou o médico.
A mãe dos meninos disse que eles sobreviveram comendo sorva durante os dias que ficaram perdidos na floresta. A sorva é uma frutinha verde, mais ou menos do tamanho de um limão, os meninos conheciam e sabiam que a fruta é comestível, foi assim que eles sobreviveram, se alimentando do fruto típico da região e tomando água da chuva.
Da redação / Com informações da CNN Brasil