Mesmo com a volta ao presencial após quase três anos, a festa também poderá ser acompanhada de forma virtual em 2022. Celebração acontece de 17 a 25 de abril.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (24) pela Comissão Organizadora, e tomada após diálogos com representantes do governo estadual. A programação completa do evento será disponibilizada na próxima segunda-feira (28).
Por conta das novas diretrizes do governo do Espírito Santo sobre a contenção da Covid-19 em municípios classificados no risco baixo ou muito baixo para a disseminação da doença, caso de Vila Velha, o uso de máscara durante a celebração não será obrigatório.
A edição deste ano, de número 452, tem o tema "Saúdedos enfermos, rogai por nós", trecho da Ladainha de Nossa Senhora. De acordo com a organização, a escolha do tema é para fazer alusão às retomadas das atividades, com cautela, por conta da pandemia.
Em 2020 e 2021 a festa aconteceu somente de forma virtual, em transmissões on-line, para não incentivar aglomerações. Em 2022, com o crescimento da imunização no Espírito Santo e números da pandemia mais estáveis, a celebração volta ao modelo presencial.
Edições de 2020 e 2021 da Festa da Penha aconteceram apenas de forma virtual, por conta da pandemia — Foto: Reprodução/TV Gazeta
(Da Redação / Com informações do G1 ES)