A comunidade do Córrego Caximbau/Santa Rita de Cássia recebeu, nesta terça-feira, 22, o prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, para uma reunião de reflexão e diálogo, além de apresentar as demandas locais para a Administração Pública. Também estiveram presentes, o vice-prefeito Elder Sossai, o secretário de Transportes Olávio Bernardo, além de vários produtores rurais.
Durante a reunião, o agricultor Davi Basso destacou que as estradas sempre representaram um grande problema para os moradores da região, porém que, mesmo com as chuvas que têm atingido o município nos últimos meses, a Prefeitura – após recuperação do maquinário, tem conseguido manter as estradas possibilitando escoar a produção sem interrupção.
“Eu quero agradecer o trabalho que a Prefeitura está realizando. A recuperação do maquinário que atende os agricultores tem ajudado muito a quem precisa transitar nessas estradas, que agora têm condições de rodagem”, afirmou o morador.
A produtora rural Rita de Cássia Vinco Sanches solicitou que a Prefeitura possa interceder para resolver uma situação que representa perigo para os usuários da estrada do Córrego Caximbau, que é a “curva da matinha”.
“Ali, principalmente à noite é um risco muito grande, principalmente pra quem usa motocicleta. Então seria bom uma intervenção da Prefeitura ali”, sugeriu Rita de Cássia pedindo também que se melhora a via de acesso ao cemitério.
Liderança comunitária, Valdecir Merlo pediu que a Prefeitura melhore a praça esportiva do local, que é a quadra de esportes. Utilizada para diversos fins esportivos e sociais.
“Nós pedimos à Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras para olhar a nossa quadra. Precisamos de uma reforma pra voltarmos a utilizar esse equipamento que beneficia a toda a comunidade aqui do Caximbau, pois ela é utilizada para tudo: casamento; aniversário; reuniões; jogos”, destacou o morador.
O prefeito Marcos Guerra, afirmou que vai determinar a avaliação do que pode ser feito para melhorar a quadra.
“A quadra é mais que uma área esportiva. É um local de convivência social da comunidade, onde as pessoas se encontram e a vida acontece. E é nosso interesse que as pessoas possam ter esse momento de lazer com qualidade. Vamos trabalhar para realizar essa intervenção o mais rápido possível”.
Estradas
Marcos Guerra afirmou que a Prefeitura passou por um período de readequação e preparação para atender às demandas da sociedade jaguarense e que já pode fazer um esforço para contemplar as prioridades do Córrego Caximbau.
“Estamos honrando nossos compromissos e a Prefeitura está empenhada em atender às solicitações dos moradores da região”, ressaltou o prefeito lembrando que as estradas foram prejudicadas pela forma com que fizeram a represa, pois, com o excesso de chuva a água transbordou causando pontos de alagamento.
“Desde que começou a chover, no final do ano passado, estamos com o trabalho de recuperação das estradas. E não paramos! Mas, como voltou a chover temos que esperar o tempo firmar. Então, pedimos paciência à comunidade até a chuva parar, mas, vamos acertar todas as estradas”, afirmou Marcos Guerra.
O prefeito também ressaltou que, em breve, Jaguaré sediará o Centro de Distribuição de Revsol para a região norte do Estado e terá direito a receber 2 mil toneladas por mês para investir em melhorias das estradas. Jaguaré aguarda, apenas, a liberação pelo Governo do Estado para receber e iniciar a utilização do material.
O Revsol é um material que é extraído a partir do beneficiamento da escória de aço, e substitui outros recursos naturais no revestimento primário de ruas e estradas e, se beneficiado de forma correta, tem grande durabilidade mesmo com tráfego pesado nas vias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguaré