Polícia Federal retirou os artistas da aeronave — Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal |
Cantores de rap que se apresentam neste sábado (19) em um festival de música em Cariacica, na Grande Vitória, foram expulsos do voo da Latam Airlines que saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Vitória, durante a manhã.
De acordo com a empresa, o motivo da retirada de "Bielzin", "Oruam", "PL Quest" e "Chefin" foi a recusa do grupo em utilizar máscara de proteção contra a Covid-19. Apesar do uso ser liberado em alguns estados em locais abertos, a utilização de máscara continua sendo obrigatória em aeronaves.
O avião precisou retornar ao aeroporto de origem para que a Polícia Federal retirasse os cantores. Às 10h28 a aeronave decolou de novo e seguiu para o Espírito Santo. Confira a íntegra da nota enviada pela companhia aérea sobre o caso.
"A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3183 (Rio de Janeiro/Santos Dumont-Vitória) deste sábado (19) precisou retornar ao aeroporto de origem em função de comportamento indisciplinado de um grupo de passageiros que se recusaram a usar máscara. A aeronave já pousou normalmente, em completa segurança. Diante disso, a Polícia Federal foi acionada para realizar o desembarque do grupo de passageiros indisciplinados. O restante dos passageiros recebeu toda a assistência necessária e prosseguiu para Vitória na mesma aeronave que decolou às 10h28 deste sábado (19). A empresa reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais e esclarece ainda que o uso da máscara durante os voos da companhia e nas áreas de aeroporto segue obrigatório, conforme determinação da resolução nº 456/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que segue em vigor de acordo com nota da própria agência", afirmou.
Artistas alegam preconceito
Rapper "PL Quest" compartilhou em seu storie do instagram uma publicação a qual alega que ele e os colegas foram vítimas de preconceito — Foto: Reprodução/Instagram |
Por meio das redes sociais os artistas expulsos do voo criticaram a decisão e apontaram seletividade por parte da Latam.
"Estamos aqui no aeroporto [Santos Dumont]. Só botaram pra fora a rapazeada do rap. Maior preconceito. O papo é reto", afirmou "Bielzin".
Um dos principais nomes do cenário do gênero no Brasil, "Orochi" manifestou indignação na rede social. Em uma publicação horas depois do ocorrido, escreveu "#LatamRacista" e saiu em defesa dos artistas. Ele também é uma das atrações do evento desta noite, em Cariacica.
Também por meio de nota, a Latam se manifestou sobre a acusação de preconceito e afirmou que "repudia veementemente qualquer tipo de ofensa e reitera que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa", afirmou.
Apresentação mantida
A apresentação dos rappers em Cariacica tem previsão de início às 21h deste sábado. De acordo com a assessoria da casa de shows Matrix Music Hall, a participação deles está mantida. A previsão é que peguem um novo voo para o Aeroporto de Vitória, às 18h. O evento também conta com outros nomes da cena atual do gênero no Brasil.
Fonte: G1