Separatistas ameaçam ofensiva em Mariupol; número de refugiados ucranianos ultrapassa 1 milhão.
Delegações de Rússia e Ucrânia devem se reunir nesta quinta-feira (3) pela segunda vez em Belarus, para continuar as negociações em busca de resolução para o conflito.
A primeira conversa entre as delegações após o início dos ataques ocorreu na segunda-feira (28) e teve duração de cinco horas, mas terminou sem um avanço. Na terça-feira (1º), o presidente Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia deveria parar o bombardeio de cidades ucranianas antes que as negociações pudessem ocorrer.
Os russos assumiram o controle da cidade Kherson, uma cidade estrategicamente importante em uma enseada do Mar Negro com uma população de quase 300 mil habitantes. O prefeito de Kherson, Ihor Kolykhaiev, declarou na quarta-feira (2) que os militares da Ucrânia não estão mais na localidade e que seus habitantes devem agora cumprir as instruções de “pessoas armadas que vieram para a administração da cidade.”
Destaques das últimas 24 horas
- Prefeito da cidade de Kherson indica que a cidade está sob controle russo
- Rússia e Ucrânia terão 2ª rodada de negociações nesta quinta-feira (3)
- Tribunal Internacional de Haia inicia investigações de possíveis crimes cometidos pela Rússia
- Comitê Paralímpico Internacional decide banir atletas da Rússia e de Belarus da Paralímpiada de Inverno
- Tropas russas se posicionam perto de Kiev para reagrupamento
- O total de refugiados que deixaram a Ucrânia desde o início da guerra é de pelo menos 1 milhão, diz ONU
1 milhão de refugiados deixaram a Ucrânia
Cerca de 1 milhão de refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, disse o alto comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, em um tweet na noite desta quarta-feira.
“Em apenas sete dias, testemunhamos o êxodo de 1 milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos”, disse Grandi. “Para muitos outros milhões, dentro da Ucrânia, é hora de silenciar as armas, para que a assistência humanitária que salva vidas possa ser fornecida”, acrescentou.
Fonte: CNN Brasil