Um capixaba está se destacando em um programa de TV de Portugal, o Got Talent. Luiz Henrique Amorim tem 26 anos e morou a vida toda no bairro São Pedro, em Vitória, no Espírito Santo.
"Comecei no circo logo quando criança em um projeto do meu bairro e quando fiquei mais velho tive a oportunidade de participar com o circo tradicional. Viajei pelo Brasil e participei de alguns festivais. Também dei aula em um projeto social no meu bairro. Em 2019 tive a oportunidade de vir para Portugal aprender sobre circo contemporâneo".
Pensando no futuro e em viver da arte, Luiz foi com tudo e mergulhou de cabeça nos estudos, e nesse sonho.
"Cheguei em Portugal com o intuito de melhorar a minha técnica e trazer um pouco da cultura capixaba para o território português para fazer esse intercâmbio cultural. Estudei durante um tempo em Portugal, mas veio a pandemia e foi uma época difícil porque o mercado do entretenimento ficou muito defasado".
Foto: Reprodução / Instagram |
"Tive a oportunidade de participar do Got Talent Portugal, que ´´e um programa de show de talentos muito conhecido no país e acabei me destacando".
A paixão pelo circo vem desde criança. Em São Pedro, o capixaba se desenvolveu e fez do circo, uma profissão.
"Quando criança vi um vídeo do Circo de Soleil e isso me encantou. Com a oportunidade de fazer aulas fui me desenvolvendo no projeto social e hoje levo o circo como profissão. A vinda para Portugal está me ajudando a ter um pouco de visibilidade e conseguir concretizar esse objetivo de viver esse intercâmbio cultural".
Foto: Reprodução / Instagram |
Luiz participa do programa que reúne candidatos de todas as idades e de vários países com o intuito de valorizar a cultura e descobrir artistas.
Para a apresentação que chamou a atenção dos jurados, Luiz apresentou um número criado no Espírito Santo.
"Tudo o que aprendi sobre circo é do Espírito Santo. Inclusive o número que apresentei no Got Talent Portugal aprendi no nosso estado".
"Fiquei muito feliz com o resultado da apresentação e conseguir o botão dourado dos quatro jurados. A maior dificuldade que tive foi o perídio de pandemia que foi muito complicado para quem é artista par treinar e para conseguir se sustentar. Esta sendo um grande desafio conseguir viver do meio artístico em um território completamente diferente do território brasileiro e capixaba".
Got Talent Portugal
Foto: Reprodução / Instagram |
O programa funciona em três etapas. Na primeira rodada, é decido quem irá para as noites de gala, que é composto pela semi e a final. Cada jurado vota 'sim' ou 'não'. Cada um dos jurados também têm o direito de apertar o 'botão dourado', que leva o participante direto para a noite de gala, que é a semifinal.
As semifinais serão realizadas através de galas ao vivo. Em cada semifinal os participantes terão de provar o seu talento da melhor forma, pois dois passam para a grande final por meio de votação do público e da escolha do júri.
O vencedor será o competidor que obtiver o maior número de votos do público, obtido através de chamadas telefônicas correspondendo cada chamada a um voto.
No caso de Luiz, ele foi direto para a semifinal, que acontece em abril.
ASSISTA:
Fonte: Folha Vitória