Brasileiros embarcam para o Brasil em Varsóvia, na Polônia - REPRODUÇÃO |
Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram enviados para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia chegaram, na manhã desta quinta-feira (10), no Brasil. As aeronaves fizeram uma escala em Recife e, de lá, seguirão para Brasília, onde vão participar de uma cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
No total, estão sendo transportados 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças que não tiveram a nacionalidade divulgada. Também foram trazidos oito cachorros e dois gatos.
- Nossos irmãos, que estavam na Ucrânia, estão a caminho.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 10, 2022
- Agora estão em Recife.
- Chegam a Brasília, na Base Aérea, por volta das 12h15, juntamente com seus pets.
- Cmt @fab_oficial @CBaptistaJr ;
- @ItamaratyGovBr (Min Carlos França) ;
- Presidente Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/D0us4Bsi3d
Foram utilizadas uma aeronave de modelo KC-390 e outra Legacy. Os aviões pousaram na Base Aérea de Recife por volta de 6h40 da manhã. A previsão era que fosse feita uma escala de cerca de três horas. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, acompanha o grupo.
Um cerimônia para recepcionar os repatriados está programa para ocorrer na Base Aérea de Brasília às 12h, com a presença de Bolsonaro.
Cerca de 500 brasileiros viviam na Ucrânia, mas, desde que tropas russas invadiram o país, muitos estão deixando aquele território e se dirigindo para Varsóvia, na Polônia.
De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram usados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto no Haiti, em 2021.
A bordo da aeronave, o governo brasileiro ainda enviou 11,6 toneladas de doação humanitária para a população ucraniana.
Fonte: iG