ELEIÇÕES 2022: Veja quatro páginas do Portal do TSE que todo eleitor precisa conhecer




Tribunal Superior Eleitoral reúne na internet informações importantes sobre título, processo eleitoral e combate às fake news

Nas Eleições 2022, só perde o prazo ou cai em fake news quem quer. Afinal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece inúmeros meios para ajudar eleitoras e eleitores a terem acesso às principais informações sobre o processo eleitoral deste ano. Além disso, o Tribunal usa os canais de comunicação da instituição para desmentir boatos, contando também com uma parceria com redes sociais, plataformas digitais e várias agências de checagem para combater notícias falsas com conteúdo verdadeiro .

A matéria+ traz quatro páginas do Portal do TSE ou do Portal da Justiça Eleitoral que qualquer pessoa precisa conhecer: Autoatendimento do Eleitor, “Eleições 2022”, Fato ou Boato e Tudo sobre o Título Eleitoral.


A ideia é transmitir, em textos especiais e com uma linguagem ainda mais simples, mensagens importantes para que todos possam participar do pleito de 2022 com paz, segurança e confiança.

Confira abaixo uma descrição das quatro páginas:


Por meio do Autoatendimento do Eleitor, uma nova seção do Portal do TSE, todo o processo de alistamento, atualização e regularização cadastral é feito on-line, em um só lugar. E não é só isso: a página ainda permite a impressão do título de eleitor, o acesso a informações como o local de votação, a atualização cadastral e a alteração do domicílio eleitoral, entre outras funcionalidades.


As informações sobre as Eleições Gerais de 2022 foram reunidas no Portal do TSE em uma página totalmente dedicada ao pleito, seguindo as datas previstas no calendário eleitoral deste ano.

A seção “Eleições 2022” traz links para o Portal da Justiça Eleitoral, estatísticas eleitorais, alistamento de mesários, missões de observação eleitoral, normas que regem o pleito, pesquisas eleitorais, locais de votação, segurança do processo eleitoral e urna eletrônica, entre outros. Conta ainda com áreas de interesse das candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações partidárias, como os links para o Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) e para a divulgação de resultados.


O combate à desinformação é prioridade da Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa Permanente do TSE de Enfrentamento à Desinformação.


No Portal da Justiça Eleitoral, há uma área específica sobre o título de eleitor. Na página, é possível conferir todas as informações sobre o documento, tais como: de que forma tirar e votar; como funciona o e-Título; serviços ofertados pela Justiça Eleitoral ao eleitor; imagens de alguns títulos de eleitor de 1881 a 2018; respostas para os principais questionamentos sobre o assunto; e orientações para o antes, durante e depois do voto, entre outros temas.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral


Postagem Anterior Próxima Postagem