![]() |
Pôr-do-sol em Guarapari |
O tom avermelhado do céu no nascer e pôr-do-sol está chamando a atenção dos moradores da Grande Vitória. Os registros foram feitos na tarde da última segunda (30) e manhã desta terça-feira (31).
O fenômeno ótico no céu tem um nome. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), trata-se do "Espelhamento de Mie” e geralmente acontece no início e final do dia, na camada mais baixa da atmosfera.
Isso porque, segundo explicou o Incaper, a posição do sol nesses períodos do dia faz com que a luz do astro percorra uma camada maior da atmosfera e se espalhe.
Em locais onde tem maior concentração de partículas suspensas, que podem ser de poeira, gotículas de água e também sal marinho, a luz do sol - que tem cor entre o laranja e o vermelho - é espelhada e muda a cor do céu.
O Incaper explicou também que esse fenômeno acontece com mais intensidade em baixas altitudes, onde essas partículas são mais abundantes.
![]() |
Foto: Redação Folha Vitória |
Espelhamento de Mie
De acordo com relatos históricos, em 1908, o físico alemão Gustav Mie desenvolveu um conjunto de equações para descrever a interação de ondas eletromagnéticas com uma partícula metálica esférica.
A teoria foi um marco para os pesquisadores que quantificam os sistemas que espalham a radiação.
Fonte: Folha Vitória