Imagens feitas na tarde de segunda-feira (16) mostram o rápido avanço do temporal que caiu no RJ, em direção a Niterói, na Região Metropolitana. Uma cortina de nuvens e chuva chegou a encobrir a Ponte Rio-Niterói, na altura da Ilha do Mocanguê. VEJA AQUI O VÍDEO.
A ventania derrubou uma árvore e um poste perto do ponto de ônibus do Mocanguê, o que causou a interdição temporária da ponte. Isso causou um extenso engarrafamento na pista sentido Niterói, com reflexos na Avenida Francisco Bicalho, no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio.
O temporal, que em alguns trechos causou chuva de granizos e ventos fortes, derrubou árvores, danificou telhados e quebrou vidros das janelas de duas policlínicas de Niterói. As unidades Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, e Guilherme Taylor March, no Fonseca, estão fechadas nesta terça-feira (17) por causa dos estragos causados pelo temporal.
A vacinação e os atendimentos marcados para essas duas unidades foram suspensos e terão de ser reagendados.
A chuva também causou inúmeros bolsões d'água em Niterói e também na cidade de São Gonçalo. No Rio, em alguns bairros da Zona Norte, houve chuva de granizo, como em São Cristóvão e no Maracanã, onde os campos de futebol ficaram cobertos de pedrinhas de gelo.
Maracaná com gelo no gramado — Foto: Reprodução/Redes sociais |
Rio segue em estágio de mobilização
A cidade do Rio segue em estágio de mobilização - o segundo numa escala de cinco - desde às 13h35 de segunda-feira, por causa da previsão de pancadas de chuva de fraca a moderada para a tarde desta terça-feira.
O estágio de mobilização se caracteriza pelo risco de haver ocorrências de alto impacto na cidade, devido a um evento previsto ou a partir da análise de dados provenientes de especialistas.
Também há previsão de ventos moderados (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) a fortes (entre 52 km/h e 76 km/h) a partir da tarde.
Fonte: G1