Foguete da Blue Origin supera os 100 km de altitude- REPRODUÇÃO/YOUTUBE |
O engenheiro civil mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, foi o primeiro brasileiro a embarcar em uma viagem de turismo espacial. A viagem bem-sucedida foi realizada neste sábado (4) pela Blue Origin, companhia do bilionário Jeff Bezos, o homem mais rico do planeta, e durou pouco mais de 10 minutos.
Empresa de Jeff Bezos já levou mais de 20 pessoas ao espaço - REPRODUÇÃO/YOUTUBE |
Hespanha, que ganhou a viagem em um sorteio, é a segunda pessoa nascida no Brasil a sair da orbita terrestre. Antes dele, o Marcos Pontes participou, em março de 2006, da "Missão Centenário", em comemoração aos 100 anos do voo de Santos Dumont no avião 14-bis.
Em entrevista ao R7 antes do lançamento, o primeiro brasileiro civil a viajar para o espaço brincou que levaria um pão de queijo, iguaria típica do estado de Minas Gerais, para passear com ele na cápsula New Sherpard.
“Para ser sincero, ainda não [pensei no que levar]. Provavelmente [será um] pão de queijo”, brincou o mineiro no início de maio, logo após ser divulgada sua participação como integrante da tripulação na viagem.
Missão com Victor Hespanha (o 2º da esquerda para a direita) tinha seis tripulantes- REPRODUÇÃO/YOUTUBE |
Ele relata que conquistou sua vaga na missão ao adquirir um NFT (tolkien não fungível) para lucrar com o ativo. "Comprei [o NFT] pensando na valorização potencial. [...] Nunca imaginei que o meu seria sorteado", disse Hespanha.
Além de Hespanha, estavam presentes na cápsula que decolou do estado do Texas, nos Estados Unidos, o astronauta Evan Dick, a engenheira elétrica e ex-Nasa Katya Echazarreta, o piloto de aviões Hamish Harding, o aventureiro Jaison Robinson e o explorador Victor Vescovo.
O grupo se une a outras 20 pessoas que já se aventuraram com a Blue Origin na viagem acima da linha de Kármán, que marca o início do espaço, segundo a convenção internacional, a 100 km de altitude.
Fonte: R7