A prática do nudismo conta com oito praias no Brasil reconhecidas oficialmente pelos municípios e pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), que estabelece uma série de regras de comportamentos para os visitantes.
Esses princípios de convivência fundamentam o naturismo, movimento que começou a ser praticado oficialmente no Brasil a partir de 1988, na Praia do Pinho, em Santa Catarina.
Algumas das áreas são movimentadas e têm até competições de surfe nudista. Outras são isoladas e de difícil acesso. O g1 mostra a localização e as principais informações sobre elas. Veja abaixo:
As oito praias
Praia do Pinho (SC), Balneário Camboriú
Praia do Pinho, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação |
É a primeira praia oficial de nudismo do Brasil, reconhecida em 1988. Cercado de costões e vegetação, o local tem cerca de 500 metros de extensão e possui mar com ondas fortes. Tem uma estrutura boa, com pousada e camping próximos.
Praia de Pedras Altas (SC), no município de Palhoça
O mar é calmo e bom para banho e esportes aquáticos. O acesso ao local é difícil, por meio da BR 101, 30 Km ao sul da capital. O mar é tranquilo, sem ondas. Tem uma pequena pousada rústica, restaurante e camping.
Praia da Galheta (SC), Florianópolis
Galheta fica ao Lado da Praia Mole — Foto: Luíza Fregapani/G1 SC |
O local é delimitado por grandes pedras arredondadas e lisas. A praia tem vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas. Para chegar, o visitante tem que passar por uma trilha de cerca de 400 metros a pé. Galheta fica ao lado da Praia Mole, uma das mais populares em Santa Catarina.
Praia de Barra SECA (ES), Linhares
Praia de nudismo de Barra Seca, no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista |
A praia conta com 200 m para a prática do naturismo. As ondas são fortes e a areia é grossa. Para chegar até ela é preciso pegar ônibus e barco. Conta com cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping com energia. Também conta com pousadas próximas e área para camping.
Praia Olho de Boi (RJ), Búzios
Praia de nudismo do Olho de Boi, em Búzios, RJ — Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista |
É isolada, sem infraestrutura à beira-mar. Muito pequena, conta com no máximo 50 metros de extensão. O acesso é complicado, por uma trilha íngreme de 600 metros em um morro. Também é preciso subir a encosta na volta.
Praia do Abricó (RJ), Rio de Janeiro
ABRICÓ - Frequentadores recomendam visitas no final de semana — Foto: Gabriel Barreira/G1 |
Está próxima à Reserva de Grumari, logo após a Prainha, famosa praia do Rio de Janeiro. Para chegar, é preciso seguir pela estrada de acesso da Prainha, vindo do Recreio dos Bandeirantes. No final da descida de Grumari, placas indicam a entrada Abricó. Conta com restaurante próximo e barraca de bebidas.
Praia de Tambaba (PB), Conde
Praia de Tambaba, na Paraíba, tem duas áreas divididas por uma formação rochosa com vegetação: uma destinada ao naturismo e outra onde usar roupa ou não é opcional — Foto: Marco Pimentel/PBTur |
Uma das mais famosas, é cercada de falésias de 20 metros de altura. O mar é calmo e venta muito. A praia é dividida em três áreas, de acordo com as formações rochosas. Faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) e é considerada uma das mais limpas da Paraíba
Praia de Massarandupió (BA), Entre Rios
Praia de Massarandupió, única destinada oficialmente à prática de naturismo na Bahia — Foto: Imagem/TV Bahia |
Com coqueiros enfileirados por toda a extensão da areia, tem pequenos riachos paralelos de água doce. A água é quente. Fica perto da Praia do Forte e o acesso é feito por uma estrada de areia de cerca de 7 km.
Da Redação com G1