Ethan Miller/Getty Images |
Bill Russell, um dos maiores jogadores da história da NBA, faleceu neste domingo, dia 31 de julho. O lendário astro do Boston Celtics, que ganhou 11 campeonatos e conquistou cinco prêmios de MVP na liga americana, morreu aos 88 anos. A notícia foi divulgada no perfil pessoal do ex-jogador na internet. De acordo com o comunicado, Bill Russell faleceu pacificamente com a esposa ao seu lado.
- A esposa de Bill, Jeannine, e seus muitos amigos e familiares agradecem por manter Bill em suas orações. E esperamos que cada um de nós possa encontrar uma nova maneira de agir ou falar com o compromisso intransigente, digno e sempre construtivo de Bill com os princípios. Essa seria uma última e duradoura vitória para nosso amado camisa 6 - pediu o post.
Considerado o maior pivô defensivo já visto no basquete, Bill Russell transformou o Celtics em uma potência que conquistou oito títulos consecutivos de 1959 a 1966. Foram 13 temporadas defendendo a franquia de Boston. Com a seleção americana, ele conquistou uma medalha olímpica em 1956.
Bill Russell está no Hall da Fama desde 1975, mas somente em 2019 aceitou receber a joia que é entregue aos selecionáveis. E se dentro de quadra foi um dos maiores e mais dominantes jogadores da NBA, fora dela foi fundamental na militância. Foi o primeiro jogador afro-americano a atingir o status de superastro na NBA e também o primeiro afro-americano a se tornar técnico na liga.
Bill Russell em ação pelo Boston Celtics — Foto: Reprodução / NBA.com |
Russell sempre foi um ativista na lutas contra o racismo e, devido às conquistas no âmbito dos Direitos Civis, foi agraciado com a Medalha Presidencial da Liberdade por Barack Obama em 2011.
- A compreensão de Bill sobre a luta é o que iluminou sua vida. Desde boicotar um jogo de exibição em 1961, para desmascarar a discriminação tolerada por muito tempo, até liderar o primeiro campo de basquete integrado do Mississippi no rastro inflamável do assassinato de Medgar Evans. Bill chamou a atenção para a injustiça com uma franqueza implacável - destacou o comunicado.
Fonte:. GE