Bebê de 1 mês e 6 dias foi salva por PM após engasgar e parar de respirar no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
Um soldado da Policia Militar salvou um bebê recém-nascido, que não estava respirando, na tarde desta sexta-feira (29) em Vila Velha, na Grande Vitória.
Um vídeo mostrou o momento que o soldado Neto ajudou a socorrer a criança, uma menina de um mês e seis dias de vida, que foi levada inconsciente à sede do 4º Batalhão pela prima, a autônoma Lívia Lorraine Silva Rocha.
"Ela apareceu desesperada, aos prantos, e informou que a bebê estava inconsciente. De imediato, nós notamos que se tratava de um bebê engasgado. Fui até a portaria, peguei o bebê e fiz a manobra de Heimlich e consegui fazer com que o neném voltasse a respirar. Foi um momento muito difícil porque, se desse errado, ela perderia a vida. A gente que é pai, eu tenho um filho de 1 ano, é muita comoção nossa, muito afinco pra que essa bebê voltasse à vida", contou o soldado.
Sobre a manobra feita para salvar a criança, o soldado Netto disse que se trata de uma manobra de desengasgo, aprendida por policiais militares durante treinamentos e cursos de primeiros socorros.
"Estamos capacitados a realizar essa manobra. É preciso colocar ela [a criança] virada, abaixar e bater nas costas para que ela arrote e coloque para fora o que está impossibilitando a respiração dela", detalhou.
Após recuperar a consciência e voltar a respirar, a criança foi levada por ele e outros dois militares ao Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, onde os médicos constataram que o bebê estava bem.
"Em 28 anos já vi muita coisa, mas hoje realmente foi uma situação que bateu forte no coração. É muito gratificante. A gente ficou muito apreensivo, mas a calma nesse momento é crucial para dar o atendimento e foi o que aconteceu hoje, graças a Deus", disse o sargento Saint'Clair.
PM salvou bebê de 1 mês e 6 dias que parou de respirar no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
A autônoma Lívia Lorraine Silva Rocha, prima da neném, contou que a criança engasgou e parou de respirar depois ingerir um chá.
"Ela tomou um chazinho e golfou junto com o chá e não saiu. Ela engasgou e a gente não conseguiu desengasgar ela. A mãe ficou em choque. A gente não sabia o que fazer. Foi muito desesperador. Como o batalhão é aqui perto, saí correndo com ela. Chegando lá, o soldado conseguiu desengasgar ela e a viatura levou a gente até o Himaba.
Passado o susto, Lívia diz que a família está grata e aliviada pelo socorro rápido dos policiais.
"Agradecer primeiro a Deus e pelo soldado Netto ter resolvido da forma mais rápida. Só tenho gratidão por tudo que fizeram por ela e por terem levado ela rapidamente para a maternidade e por ele ter feito a manobra direitinho para salvar ela", disse.
A criança permanece internada em observação acompanhada pela mãe e passa bem.
Fonte: G1