Lista reúne diversos métodos de organização para celulares com sistema operacional do Google que podem garantir um uso otimizado; confira todas as dicas a seguir
Algumas ações no Android podem facilitar a organização da tela de início do seu celular, e ainda garantem agilidade na navegação cotidiana. Para isso, é possível contar com diversos recursos nativos, como a criação de pastas de aplicativos e a configuração de widgets que garantem um acesso mais rápido aos conteúdos. Além disso, existem outros métodos que podem ser adotados pelos usuários, como a distribuição de softwares na tela por ordem alfabética ou pelas cores dos ícones. Confira, a seguir, sete dicas para garantir que o smartphone Android esteja organizado.
Ações simples garantem mais organização para seu dispositivo Android — Foto: Thássius Veloso/TechTudo |
1. Adicione aplicativos à Barra de Favoritos
A “Barra de Favoritos” fica localizada na parte inferior da tela de celulares Android. Geralmente, considerando as configurações de fábrica, os apps encontrados nessa faixa são o de mensagens, ligações e a câmera. Porém, caso queira, é possível modificar esses programas e inserir as aplicações mais utilizadas por você, de forma a agilizar os acessos.
Para isso, basta pressionar o ícone do app desejado e, então, movimentar sobre a tela até o local que você quiser que ele fique.
Bandeja de favoritos mantém apps fixados em todas as páginas da tela inicial do dispositivo — Foto: Reprodução/Mariana Tralback |
2. Adicione ou removas páginas na Tela de Início
Desbloquear o celular e encontrar muitos apps na página inicial pode gerar uma sensação de desorganização. Uma alternativa a isso é adicionar telas extras e distribuir os aplicativos entre elas. Nesse sentido, é possível deixar os mais utilizados na página principal e deixar os demais nas telas seguintes, por exemplo.
O procedimento para a criação de uma nova página é bem simples: basta tocar em um app, segurá-lo e arrastar para o lado. O caminho oposto também é válido: dá para remover do Android as páginas que já não fazem mais sentido. Para isso, basta deixá-las vazias, arrastando os apps para fora delas.
É possível adicionar páginas extras à Tela de Início do Android — Foto: Reprodução/Mariana Tralback |
3. Armazene apps em pastas
Outra forma de garantir organização para o celular é por meio da criação de pastas de aplicativos. É possível, por exemplo, separá-los por temas, como “Trabalho”, “Músicas” e “Redes Sociais”. Assim, o usuário poderá encontrar o que precisa com mais facilidade.
Para criar uma pasta, selecione dois aplicativos e coloque-os na página inicial. Então, toque e segure um deles e mova-o “para cima” do outro, como se estivesse fazendo uma junção dos dois. Feito isso, a pasta estará criada e será possível adicionar outras aplicações dentro dela.
Android permite que usuários criem pastas para organizar apps — Foto: Reprodução/Mariana Tralback |
4. Organize apps por ordem alfabética ou por cor
Separar aplicativos de A a Z também pode ser uma boa maneira de organizá-los e encontrar aquilo que precisa mais rapidamente. Para isso, basta movê-los entre as páginas da tela inicial e fazer a distribuição conforme as iniciais de cada um.
Ainda, outra opção é organizar apps por cores semelhantes dos ícones, o que garante um visual mais divertido para o celular. A alternativa, entretanto, pode funcionar melhor para separar apenas os apps que usa com frequência, já que as cores estarão fixadas em sua mente: por exemplo, para usar o WhatsApp, você automaticamente tenta localizar um ícone verde. Já para as aplicações que não usar tanto, pode ser mais difícil lembrar cores do que nomes.
Apps organizados por ordem alfabética e por cores em um dispositivo Android — Foto: Reprodução/Mariana Tralback |
5. Adicione Widgets para economizar espaço
Incluir atalhos na página inicial pode ser uma boa forma de garantir acesso rápido aos aplicativos que usa com mais frequência. Para isso, basta tocar e segurar em qualquer ponto da tela e selecionar a seção “Widgets”. É possível encontrar recursos do tipo disponíveis para o Google Chrome, Google Drive, Google Agenda, entre outros.
Ao selecionar, por exemplo, um widget do Google Agenda, será possível visualizar todos os seus compromissos do dia na tela e sem precisar abrir o aplicativo. Desse modo, dá para organizar e otimizar as páginas do celular de acordo com as necessidades do dia a dia.
Widgets podem ser usados para facilitar o acesso às funções de determinados aplicativos — Foto: Reprodução/Mariana Tralback |
6. Delete apps que não use com frequência
É comum que os usuários acumulem aplicativos em seus celulares, mas esse hábito pode ser prejudicial por diversos motivos - como desorganização. Nesse caso, uma boa dica é checar quais serviços instalados no smartphone que você menos usa e, então, fazer uma limpa. Dessa forma, é possível não só reorganizar o telefone, mas também abrir mais espaço de armazenamento e memória.
Remover apps que não são usados com frequência é uma boa opção para manter o celular organizado — Foto: Reprodução/Mariana Tralback
7. Utilize wallpapers neutros e/ou sem animação
Planos de fundo com muitos elementos podem se misturar aos aplicativos fixados na página inicial - o que pode ser desconfortável visualmente e passar uma sensação de desorganização. Por isso, também é importante escolher papéis de parede neutros e/ou sem animação, a fim de garantir um visual "clean" para o celular. É possível, por exemplo, adotar opções com cores sólidas ou detalhes claros, para que não entrem em conflito com os ícones.
O passo a passo para mudar o wallpaper do seu celular muda de acordo com a versão do sistema instalado nele. Porém, em linhas gerais, é possível encontrar a opção em Configurações > Tela > Pano de fundo.
Wallpapers neutros, com poucos elementos, colaboram para a organização do dispositivo — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Fonte: Techtudo |