Polícia Federal deflagra operação contra fraude na aquisição de armas

Corporação trabalha na identificação dos envolvidos nos crimes e no destino das armas

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e 18 ordens judiciais — Foto: Shutterstock

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) uma operação contra fraude na aquisição e no registro de armas de fogo em Montes Claros, no Norte de Minas. Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e 18 ordens judiciais de notificação de apresentação e inspeção de arma de fogo. A ação recebeu o nome de “Spawning” (desova, em português).

Segundo a corporação, em janeiro deste ano, inconsistências foram constatadas em requerimentos de aquisição e registro de armas de fogo. “Investigações apontaram que determinado procurador, que atuava como despachante em procedimentos de arma de fogo, teria fraudado os procedimentos para viabilizar a aquisição de armas de fogo em nome de terceiros e possivelmente dispersado essas armas no mercado clandestino”, diz a corporação.

Segundo a Polícia Federal, as medidas judiciais que foram cumpridas nesta terça-feira, assim como os depoimentos coletados, têm o objetivo de identificar os envolvidos nos crimes e o destino das armas vendidas sob suspeita de fraude.

As diligências policiais continuam. Conforme a Polícia Federal, as investigações já levaram à prisão de uma pessoa por possuir munições de calibre restrito de maneira ilegal. Também foi identificado o uso de fraude para aquisição de mais de 20 armas de fogo.

Fonte: OTEMPO


Postagem Anterior Próxima Postagem