Rússia apresenta cão robô capaz de lançar foguetes com precisão; VÍDEO

O cão robô russo M-81 é apresentado em Moscou Reprodução

Engenheiros russos apresentaram, nesta segunda-feira, um cão robô lançador de foguetes. O dispositivo eletromecânico foi testado e mostrado ao público no Fórum Técnico-Militar Internacional do Exército da Rússia, que acontece em paralelo à edição de 2022 dos Jogos Internacionais do Exército, que começaram ontem em Moscou e mais 11 países. Os jogos são promovidos pela Rússia desde 2015 e contam neste ano com 37 nações.

Desenvolvido pela empresa russa Intellect Machine, o cão robô M-81 é capaz de realizar tarefas militares e civis, de acordo com seus criadores.


A característica que mais chamou atenção diz respeito ao uso em situações de combate. De acordo com o fabricante, o cão robô pode atirar foguetes com precisão, identificar alvos, realizar patrulhas e transportar armas e munições.

Entre as possíveis atividades civis da máquina da Intellect Machine estão trabalhos em zonas de emergência e a ajuda a socorristas em tarefas como realizar reconhecimento, encontrar caminhos entre escombros ou entregar remédios a vítimas presas.

Um vídeo compartilhado pela mídia russa mostra o robô rondando o chão de um centro de convenções. As pernas do robô podem dobrar, girar o robô e movê-lo para frente e para trás. As pernas também podem abaixar o "cão" para que ele pareça estar deitado no chão. Em suas costas há um minilançador de foguetes. Ele também tem câmeras no lugar dos olhos.

A Intellect Machine informou que o protótipo apresentado na exposição foi construído principalmente com componentes e tecnologia chinesa, e custa o equivalente a R$ 81,5 milhões. A empresa diz que espera lançar em breve a produção desses robôs na Rússia.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem