De acordo com os produtores rurais da região, o incêndio teve início no dia 27 de agosto, quando um caminhão bateu em um poste de energia elétrica, iniciando o fogo.
Incêndio atinge área de preservação há duas semanas em Linhares, Norte do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
Foi extinto o incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de preservação ambiental por 14 dias, em Linhares, Norte do Espírito Santo. A informação é do Corpo de Bombeiros, que trabalhou para apagar as chamas.
Para combater o fogo, os bombeiros contaram com o apoio de tratores para impedir que as chamas chegassem à parte da mata preservada, que corresponde a 60% da área total.
Corpo de Bombeiros utiliza tratores para tentar combater incêndio em Linhares, Norte do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
De acordo com os produtores rurais da região, o incêndio teve início no dia 27 de agosto, quando um caminhão bateu em um poste de energia elétrica, iniciando o fogo. O veículo prestava serviço para a Suzano, empresa de celulose da região.
A área de mata da empresa que foi atingida chegou a 90 hectares.
Em entrevista à TV Gazeta, o produtor rural José Luiz Casati afirmou que cerca de 50 hectares da propriedade dele foram consumidos pelo fogo.
O prejuízo pode chegar a R$ 700 mil, segundo o produtor, devido ao tempo de recuperação do pasto e ao trabalho que deve ser feito para a reconstrução da área.
"Não tem previsão de chuva agora, infelizmente. Temos que monitorar e vir aqui direto com o caminhão pipa e apagar os focos de incêndio", disse o produtor rural.
Questionada sobre a causa do incêndio, a Suzano disse que estava monitorando o fogo desde o início. A empresa informou por meio de nota que acompanhou as chamas junto com o Corpo de Bombeiros, mas que o tempo seco, os fortes ventos e a dificuldade de acesso ao local dificultam a extinção total do fogo.
Fonte: G1