Operação na Maré: traficantes fazem live e mostram refém e negociação de rendição

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar do RJ no Complexo da Maré, desde as primeiras horas desta segunda-feira (26), teve intensos confrontos.

Um grupo de traficantes do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, fez um morador de refém na tarde desta segunda-feira (26), dentro de uma casa na comunidade Baixa do Sapateiro. Os criminosos abriram uma 'live' na internet para filmar a situação e negociar a rendição com policiais durante operação na favela.

A negociação começou por volta das 12h. Em nota, a Polícia Militar não confirmou a presença do refém.

Pelo menos cinco pessoas morreram e 20 foram presas na manhã desta segunda-feira (26) durante um confronto entre policiais e traficantes no Complexo da Maré, na Zona Norte. Moradores e motoristas ficaram na linha de tiro, e as principais vias expressas do Rio fecharam. Policiais foram conter uma tentativa de invasão.

Desde as primeiras horas da manhã, moradores relatavam intensos tiroteios em diferentes pontos da comunidade, impedindo muitos de sair para trabalhar. Ao menos 35 escolas, 4 postos de saúde e a Cidade Universitária da UFRJ não abriram.

A PM afirma que as cinco mortes são de criminosos em confronto.

“Na ação, houve 20 presos, apreensão de 07 fuzis, 08 pistolas, uma réplica de arma de pressão/ar comprimido, uma granada, aproximadamente uma tonelada de maconha e 50 pés de maconha, 48 frascos de lança-perfume, 20 carros e motocicletas roubados recuperados, cinco criminosos feridos em confronto e que vieram a óbito, três criminosos feridos com mandado de prisão em aberto”, detalhou a PM.

Homem registrou outros motoristas abaixados ao lado de mureta em busca de proteção na Linha Vermelha — Foto: Reprodução/ TV Globo

Operação de emergência

Segundo o governo do estado, foi uma operação de emergência depois que órgãos de inteligência identificaram uma tentativa de invasão a uma outra comunidade na Maré, dominada por uma facção rival.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), as forças de elite da PM e da Polícia Civil do RJ, mobilizaram 180 homens, blindados e helicópteros.

Tráfego foi interrompido na Linha Vermelha — Foto: Reprodução/ TV Globo

Impactos no trânsito

O Complexo da Maré é delimitado pela Avenida Brasil e pela Linha Vermelha. A Linha Amarela liga essas duas vias expressas, passando pelo meio da comunidade.

As vias expressas abriram e fecharam diversas vezes ao longo da manhã:
  • Antes das 6h, motoristas afirmaram que criminosos atravessaram um ônibus na Linha Amarela e viram muitos carros na contramão;
  • Às 7h, a PM fechou, por segurança, a Linha Vermelha, enquanto policiais corriam pela pista trocando tiros com traficantes. Motoristas e passageiros tentavam de se proteger de balas perdidas atrás das muretas;
  • Às 7h15, moradores atearam fogo a objetos para tentar fechar a Avenida Brasil;
  • Às 8h10, todas as vias estavam sem restrições.
Policiais militares na Linha Vermelha — Foto: Reprodução/ TV Globo


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem