Real Time Big Data: Casagrande lidera para governo do ES


A menos de uma semana para o pleito de 02 de outubro, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição, segue liderando a disputa pelo comando do Palácio Anchieta, no Espírito Santo.

De acordo com a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a Record TV, e divulgada nesta quarta-feira (28), o socialista tem 46% das intenções de voto do eleitorado capixaba, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O cenário que mostra Casagrande à frente dos demais concorrentes tem como base a pesquisa estimulada, que é quando são apresentados os nomes dos candidatos para que o eleitor responda em quem votará no dia da eleição.

Na sequência, aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputa o comando do Executivo estadual pela segunda vez. No levantamento, Manato surge como o segundo na preferência dos eleitores, com 26% das intenções de voto, 20 pontos percentuais a menos que seu oponente.

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede/Psol), que tenta ser governador pela primeira vez, conta com o voto de 7% do eleitorado entrevistado no levantamento. Enquanto isso, 6% dos eleitores ouvidos na pesquisa dizem votar em Guerino Zanon (PSD) no próximo domingo, fazendo com que o ex-prefeito de Linhares empate tecnicamente com Audifax, dentro da margem de erro.

Outro empate acontece nas últimas posições da tabela, com os candidatos Aridelmo Teixeira (Novo) e Capitão Vinícius Sousa (PSTU) registrando, respectivamente, apenas 1% das intenções de voto no levantamento. O candidato Cláudio Paiva (PRTB) não pontuou na pesquisa.

Comparando os cenários

Veja abaixo o gráfico comparativo com a evolução dos cenários, em que são analisadas a pesquisa Real Time Big Data divulgada em 25 de agosto deste ano e o levantamento realizado entre os dias 26 e 27 de setembro, pouco menos de uma semana antes da eleição:

Foto: Reprodução

Brancos e nulos

O levantamento da Real Time ainda mostrou que 6% dos eleitores disseram que votarão em branco ou anularão seu voto no dia da eleição. Já outros 7% não quiseram ou souberam responder à entrevista.

Confira abaixo o gráfico comparativo com os cenários analisados na pesquisa Real Time Big Data divulgada em 25 de agosto deste ano, e no levantamento feito entre os dias 26 e 27 de setembro:

Foto: Reprodução TV Vitória

Pesquisa espontânea

Assim como na pesquisa estimulada, Casagrande também tem a preferência dos eleitores na espontânea, quando os entrevistados citam, espontaneamente, em quem irão votar.

É que, segundo levantamento do instituto Real Time, o socialista foi citado por 31% dos eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Manato foi citado por 17% dos entrevistados. Enquanto isso, Audifax e Guerino aparecem empatados no levantamento, com 4% das intenções de voto, considerando a margem de erro.

Aridelmo, por sua vez, foi lembrado por 1% dos entrevistados. Já 2% citaram outros nomes; 10% disseram que votariam em branco ou que anulariam seu voto, enquanto 31% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento.


Votos válidos

No cenário em que são analisados os votos, quando não considerados os votos brancos e nulos, o socialista lidera a disputa com 53% dos eleitores declarando votar nele. Manato conta com 30% dos votos válidos.

Audifax tem 8% das intenções de voto dos entrevistados, figurando como o terceiro colocado na preferência dos eleitores ouvidos na pesquisa. Guerino, por sua vez, aparece com 7%, empatando tecnicamente com Audifax, dentro da margem de erro. Aridelmo e Vinícius Sousa têm apenas 1% dos votos válidos. Cláudio Paiva não pontou.

A pesquisa

Na pesquisa, foram entrevistados 1.000 eleitores nesta segunda (26) e terça-feira (27) em diversos municípios do Espírito Santo. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%.

O levantamento realizado pela Real Time Big Data está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-06614/2022.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem